A Airbnb foi criada em 2008. Pensa bem, em 2008 você ouvia alguém falar de Airbnb? Hoje é quase senso comum quando você perguntar “conhece um bom lugar pra ficar em Salvador?” a resposta vir “procura no Airbnb”. A empresa recebeu um aporte de nada módicos US$ 500 milhões em abril e agora é avaliada em US$ 10 bilhões de dólares.

Acontece que nem tudo é glória e sucesso. A empresa já passou por alguns (muitos) obstáculos e um infográfico da Funders e Founders mostra as idas e vindas da empresa e as mudanças do negócio ao longo do tempo.

Um resumo: os dois sócios da empresa alugavam colchões de ar dentro do seu apartamento para visitantes. A ideia cresceu e eles fizeram um site, até que se viram presos no meio do caminho “as pessoas gostam de se hospedar na casa de moradores locais, mas por que o site não cresce?”. A resposta era simples, as fotos das casas eram muito amadoras e acabavam afastando os turistas. A dupla de sócios começou a ir de casa em casa para eles próprios tirarem as fotos das casas cadastradas no site. Esse foi o ponto em que a startup realmente deslanchou e começou a crescer, a partir daí receberam várias rodadas de investimentos e expandiram a Airbnb para vários países.
 

Alguns obstáculos ainda estão por vir, como a regulamentação de algumas cidades que proíbem a locação de quartos ou casas particulares (em Nova York a startup também está tendo problemas).  Outra pedra na caminho foi uma pesquisa que revelou que a maioria das pessoas que hospedam tendem a sair do site depois de um tempo, o que mostra que o sistema ainda pode ter um feedback mais detalhado para aprimorar a experiência de ambos convidado e morador.

Abaixo o infográfico com todos os passos da empresa.

 

airbnb