Um banheiro que otimiza espaço? Um carregador que pode ser levado para todos os lugares e não precisa de tomada? Uma solução de biotecnologia para economizar água? Essas três coisas que você não sabia que precisava ganharam ontem o prêmio Acelera Fiesp, que escolhe anualmente projetos e/ou ideias para palestras, mentorias, avaliação individual com investidores e um prêmio de R$ 100 mil em serviços numa programação de dois dias. Ontem os dez finalistas anunciados apresentaram seus pitches e os três projetos acima foram selecionados como vencedores. O primeiro lugar ficou com o projeto de biotecnologia Brastax, apresentado pelo oceanógrafo Murilo Canova.

Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram a Carregamais, com uma inovadora solução para carregamento de celulares por meio de uma bateria móvel customisável a gosto do cliente e a Banheiro 360, uma ideia de um banheiro modular em três partes giratórias que traz solução para economia de espaço –os três vencedores estão na foto acima ao lado de Paulo Skaf, presidente da Fiesp e Sylvio Gomide e Bruno Ghizoni, diretores da instituição.

Bruno Ghizoni, diretor do CJE / Fiesp afirmou que os dez finalistas foram escolhidos a partir de 200 empresas selecionadas no dia anterior. O programa teve mais de mil inscrições de empresas. “Damos R$ 100 mil em serviços para os empreendedores, desde registrar marca, patente até web e assessorias”, afirma. “Todo mundo relata que sai do evento melhor. O mais importante para o empreendedor é ver que ele não está sozinho e que a dor dele é a dor do vizinho, a dor do outro”, conclui.

Todos os 200 selecionados tiveram a chance de apresentar sua empresa a um investidor anjo presente no evento. Murilo Canova acha que é importante esse contato e mostra que o prêmio é a mostra de que está fazendo um bom trabalho. “Vejo ter ganho o prêmio como combustível porque somos carentes de recurso financeiro, então encaro como reconhecimento, alguém para dizer que o que a gente está fazendo é bom”, afirma o vencedor.

Conheça as dez finalistas do Acelera Fiesp:

Brastax – Empresa de biotecnologia que quer evitar o desperdício de recursos no abate aviário. Eles pegam o lixo, os detritos do abate, e cultivam nesse resíduo uma microalga de altíssimo valor agregado que serve de aditivo nas rações das aves. A microalga também tem um uso na indústria cosmética por ser conhecida como forte antioxidante. A empresa limpa o lixo do abatimento e também gera água para a indústria.

Carrega+ – A empresa oferece carregadores portáteis para smartphone, mas o grande diferencial está na personalização desses carregadores que pode vir a calhar. A empresa já tem uma parceria com a Veja São Paulo e os carregadores podem ser encontrados em restaurantes conhecidos da cidade.

Banheiro 360 – Um projeto de engenharia que visa otimizar o uso do espaço com uma solução modular de banheiro. Você gira uma parte para usar o vaso sanitário, outra para usar a torneira e ainda uma terceira para usar o chuveiro.

Dootax – A empresa promete automatizar o cálculo de impostos, principalmente para pequenas empresas. Eles fazem o cálculo, a emissão do documento e a entrega final do relatório.

W2E bionergia – A empresa propõe uma transformação de lixo em energia. O empreendedor que apresentou a W2E também falou que a ideia é atender 5 mil municípios e usar o lixo também para a produção de gás.

Moff – Um aplicativo que caça descontos perto da sua localidade. Já funciona em São Paulo e Minas Gerais. O app também pode ser utilizado para resgatar cupons de descontos.

Wallet – Empresa de distribuição de cupons via aplicativo que acompanha onde o cliente pegou o cupom e onde usou para usar isso posteriormente como dados para as empresas. O produto ainda não foi lançado.

Galões de água quadrados – A empresa apresentou um novo modelo de galão de água quadrado que permite empilhar mais galões num mesmo espaço. A exemplo, um caminhão que levaria 90 galões cilíndricos agora com o novo formato levará 150. O produto já foi patenteado.

Codifique – Uma ligação entre pessoas que precisam de um software com desenvolvedores ou, mais especificamente, uma maneira facilitada de receber orçamentos de software. A empresa foi selecionada na segunda turma do Start-Up Brasil e é acelerada pela Wayra.

PartWEB – Um e-commerce para a indústria divulgar produtos de engenharia. Além da divulgação simplificada de produtos, o empreendedor também propõe uma amostra 3D das peças. O modelo já existe fora do Brasil, mas é o primeiro do seu tipo no Brasil.