O RioContentMarket 2014 contará com uma edição especial da programação Venture Forum para empresas do setor audiovisual. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV), com patrocínio da ABDI, aproxima empreendedores de investidores interessados em capitalizar e alavancar negócios com potencial de crescimento.

Para participar, as empresas deverão ser da cadeia produtiva do audiovisual e de conteúdo brasileiro, além de apresentarem faturamento entre 2.5 e R$ 100 milhões de reais em 2013. Os interessados devem cadastrar seus planos de negócio através do site www.ventureforum.com.br até o dia 17 de janeiro.

Os cadastros serão analisados pela ABVCAP, que selecionará até 20 empresas para posterior avaliação presencial. Desses empresários, 10 apresentarão seus projetos inovadores a uma plateia de investidores. Entre os critérios avaliados na seleção dos empreendimentos estão: capacidade de inovação, retorno financeiro, perfil de equipe, processos de produção e alternativas de saída.

De acordo com Christian de Castro, consultor de empresas da ABVCAP, a indústria do audiovisual está passando por transformações devido às mudanças tecnológicas da era digital. “O mercado de TV paga no Brasil, por exemplo, cresce 25% ao ano e devido a essa vitalidade, projetos bem estruturados têm grande espaço para receber investimento no desenvolvimento de novos formatos e propriedades intelectuais”, explica Castro.

Clovis Meurer, presidente da ABVCAP, explica que a Associação já vem realizando fóruns de investimento com foco setorial. “Nós fizemos fóruns com foco na indústria de petróleo e gás, TI, de empresas exportadoras, em parceria com a Apex-Brasil, e agora apostamos em empreendimentos inovadores do mercado audiovisual que está em expansão”, reforça Meurer.

Hoje, a plataforma de inscrição já conta com o cadastro de mais de 340 empresas: 99 já foram capacitadas pela ABVCAP, inclusive as empresas que não foram aprovadas durante a banca presencial, 72 se apresentaram durante os Fóruns, 30 estão em processo de negociação, 21 têm acordos com investidores (NDA) e três receberam investimentos Neurotech, Starline Tecnologia e Cliever.

O Venture Forum RioContentMarket tem patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e parceria institucional do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento ainda conta com o apoio do BNDES.

Sobre a ABVCAP

A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital é uma entidade sem fins lucrativos em atividade desde o ano 2000, que visa o desenvolvimento da atividade de investimento de longo prazo no País, nas modalidades abrangidas pelos conceitos de private equity, venture e seed capital.

Sobre a ABPITV

A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e possui mais de 360 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.