Ontem fui espiar as apresentações dos oito projetos finalistas da chamada de projetos da aceleradora Wayra, em São Paulo. Foram centenas de inscritos e, ao final, duas startups foram selecionadas: a 00k e a Codifique.

00k wayraA 00k oferece uma integração com a API do MercadoLivre para lojas virtuais que tenham um volume mínimo de 30 vendas por dia e não queiram se preocupar com uma porção de coisas técnicas como SEO, remarketing, etc.

É aí que a 00K oferece sua expertise. Edney Souza (o Interney), é um advisor da startup, que alega já ter 48 clientes. Eles cobram custo de ativação, mensalidade e uma taxa por cada venda intermediada. Faremos uma matéria mais aprofundada com eles.

Codifique WayraA Codifique é um mercado bilateral (marketplace) onde desenvolvedores de software (bem como fábricas de software) podem oferecer seus serviços, enquanto qualquer pessoa ou empresa pode procurar o site, postar o briefing de um trabalho (necessidade de desenvolver um aplicativo ou site) e receber orçamentos.

O site faz um filtro dos desenvolvedores mais qualificados para atenderem o pedido, proporcionando uma gestão controlada e facilitada do andamento do trabalho. Também faremos outra matéria sobre eles.

Cada startup receberá R$ 100 mil em financiamento direto e mais o equivalente a R$ 200 mil em serviços – que incluem supervisão permanente de mentores, formação, assessoria especializada, consultoria jurídica e de marketing, espaço de trabalho para a equipe na própria academia Wayra e contato com novos investidores. Como contrapartida, a aceleradora torna-se sócia minoritária de cada um dos empreendimentos.

No júri, estavam Marcos Almeida, da Nova Horizonte Investimentos, Juan Bernabó, fundador da Germinadora, o consultor de empreendedorismo Marcelo Nakagawa, o investidor especializado em Venture Capital Luiz Henrique, Carlos Kokron, diretor da Qualcomm Ventures, e Elena Gil, diretora de Business Development da Telefonica Latinoamérica. Para a seleção, eles consideraram quesitos como criatividade, visão de negócio, inovação e potencial em relação ao mercado em que estão inseridas as empresas.