Foi o pessoal da Papaya que me deu a letra quando estive por lá: o Buus, aplicativo para iPhone que também opera em São Paulo (e que está no portfólio da aceleradora carioca), lançou uma segunda versão agora no Rio de Janeiro, desta vez cobrindo toda a malha viária de ônibus da cidade em parceria oficial com a prefeitura.

O app mapeia por geolocalização as opções de ônibus mais próximas para o usuário. O detalhe bacana é que ele é integrado com a base de dados de ambas as prefeituras – Rio e São Paulo – e, portanto, permite estipular o tempo de espera a partir do navegador GPS que cada ônibus possui. Também existe um cálculo a partir do trânsito, cuja estimativa é feita a partir do histórico de velocidade e status do deslocamento em tempo real.

A ideia, segundo me contou Andre Ikeda, é ampliar o escopo do aplicativo ainda mais nas próximas semanas. “Além desse trabalho, queremos operar com a comunicação de uma forma geral, ou seja, viabilizar diálogo entre passageiros e serviços – esse tipo de adicional está implementando agora”, declarou ele. Vale lembrar que, por agora, o app está disponível apenas para iPhone.