Os vencedores do 17° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador foram anunciados ontem, segundo informou o Sebrae em comunicado.

Cada uma das empresas e instituições vencedoras receberam troféus e certificados, além de um prêmio em dinheiro entre R$ 5 mil a R$ 15 mil e viagens para estudo e negócios.

O evento encerrou o 23º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e a 30ª Conferência Mundial IASP, eventos simultâneos realizados esta semana no Porto Digital, em Recife (PE). Os prêmios foram entregues pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (Anprotec).

Veja, abaixo, a relação das ganhadoras.

  • Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): vencedor na categoria Melhor Parque Tecnológico (PTH). Com dez anos de existência na capital fluminense, tem 350 mil m² e abriga centros de pesquisa de grandes empresas do setor de petróleo e tecnologia, além de empreendimentos de micro e pequeno porte na incubadora.
  • Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (MG): melhor incubadora de empresas orientadas para a geração e uso intenso de tecnologias (PIT).
  •  Incubadora Cais do Porto (PE): ganhadora da categoria melhor incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial (DLS).
  • Elo Group Desenvolvimento e Consultoria Ltda: ganhou a categoria Melhor Empresa Graduada (na Incubadora COPPE/UFRJ, do Rio de Janeiro). Oferece soluções de gestão customizadas com foco em Gestão de Processos de Negócios e Governança (BPM) e Riscos e Compliance (GRC).
  • Lifetec do Brasil: graduada na Incubadora Inatel, de Santa Rita do Sapucaí (MG), ficou em segundo lugar. A empresa desenvolve novas tecnologias nos setores médico-odontológica, hospitais e clínicas para melhorar a precisão de diagnósticos.
  • Em terceiro, ficou a empresa Fertilize, especializada em soluções para reprodução animal, graduada pela Unitecne, de Uberaba (MG).
  • A Alta Geotecnia Ambiental Ltda., da incubadora carioca Instituto Gênesis, venceu na categoria Melhor Empresa Incubada. A startup é especializada em soluções técnicas aplicadas às áreas de Geotecnia e Meio Ambiente.
  • A segunda posição foi ocupada pela Vision to Business (V2B) Tecnologia, residente na Incubadora do Senai em Curitiba (PR), uma empresa de desenvolvimento de serviços para a área de tecnologia de informação e negócios.
  • O terceiro lugar foi conquistado pela Kidopi, empresa incubada na Supera Incubadora de Empresas, de Ribeirão Preto (SP). A Kidopi trabalha com o desenvolvimento de sistemas de gestão hospitalar e informatização de clínicas e consultórios.
  • A Agência de Inovação Unicamp venceu na categoria Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo com o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica. Trata-se de uma competição de modelos de negócios organizada pela agência que estimula a criação de empreendimentos de base tecnológica a partir de patentes e programas de computador desenvolvidos na Unicamp.