CFO Marcelo Mejlachowicz buscou o prêmio

Lançado há pouco mais de um ano no Brasil, o Veduca recebeu no sábado, dia 18 de maio, o prêmio TiE50 2013, importante reconhecimento a empresas inovadoras de todo o mundo, que acontece todos os anos em Santa Clara, Califórnia, no Vale do Silício. O Veduca, empresa de tecnologia para educação, cujo propósito é democratizar a educação de alta qualidade por meio de videoaulas legendadas das melhores universidades do mundo, era o único representante brasileiro entre os finalistas.

A premiação acontece anualmente desde 2009 durante o TiECon, conferência que reúne mais de 3.000 empreendedores do setor de tecnologia e investidores, em Santa Clara, Califórnia, no Vale do Silício. Ainiciativa tem como objetivo reconhecer 50 projetos que se destacamnos setores de internet, software, mobile, energia e ciências da vida e proporciona grande visibilidade para as startups premiadas. Mais de 94% dos vencedores das edições anteriores receberam aporte de capital em menos de um ano. Muitas foram adquiridas ou abriram capital em bolsa após o reconhecimento.

Alguns dos vencedores de edições passadas incluem a Mint.com, serviço online para gerenciar finanças pessoais, que foi adquirido por 170 milhões de dólares pela Intuit em 2009; a Cetas Software, de serviços de análise de dados para negócios online, adquirida pela VMWare em 2012; e a Wildfire Technologies, software de marketing de redes sociais, adquirida pelo Google por 350 milhões de dólares em 2012.

Para a edição de 2013, foram selecionadas mais de 1.100 empresas que passaram por uma avaliação. Destas, 103 empresas foram para a fase final. Entre os Vencedores deste ano, além do Veduca, estão empresas de ponta, como a Pearl Therapeutics, que desenvolve tratamentos para doenças respiratórias crônicas; a Terra Motors, que produz motocicletas e triciclos elétricos; e a Vigilent, sistema de gerenciamento de energia para empresas e edifícios comerciais. “Integrar esse grupo, formado por algumas das startups mais inovadoras do mundo, é um grande reconhecimento para o Veduca. O prêmio TiE50 2013 é mais um importante sinal de que estamos no caminho certo para melhorar a educação no Brasil e no mundo”, diz Carlos Souza, CEO do Veduca.

No evento, que teve inícios dia 17/05, todos os finalistas apresentaram suas ideias ao corpo de jurados. O Veduca foi representado pelo sócio-fundador e CFO, Marcelo Mejlachowicz, e pelo gerente comercial, Caio Poli.

Conheça as outras startups reconhecidas pelo TiE50 2013.

 

Um pouco mais sobre o Veduca

O Veduca é um portal de educação que reúne videoaulas das principais universidades do mundo legendadas em português e com acesso gratuito, idealizado por Carlos Souza, engenheiro formado pelo ITA. Carlos é natural de Vitória (ES) e atuou por oito anos como gerente sênior de marketing na P&G, sendo responsável por marcas como Gillete, Pampers, Ace, entre outras.

Desde o segundo semestre de 2011, Souza se dedica exclusivamente ao site idealizado por ele e fundado junto com três sócios, André Tachian, Eduardo Zancul e Marcelo Mejlachowicz. O site foi lançado oficialmente em março de 2012. Desde então, teve cerca de 1,7 milhão de acessos, sendo 900.000 visitantes únicos. Conta com 40.000 usuários cadastrados, e cerca de 25.000 seguidores nas redes sociais. Além disso, ele já aparece como primeiro resultado de busca orgânica no Google para mais de 100 consultas diferentes do curso (por exemplo, “Curso Teoria Financeira”, “Curso anatomia Geral”, etc.).

A empresa começou com um capital dos quatro fundadores, e depois de sete meses, recebeu aporte de 1,5 milhão de reais dos fundos de investimentos Montain do Brasil e 500 Startups, do grupo editorial internacional Macmillan e do investidor-anjo Nicolas Gautier.

Disclaimer: a Mountain do Brasil e o anjo Nicolas Gautier também investiram aqui no Startupi.