Compartilho aqui um artigo escrito pelo Diego Gomes para publicação no Startupi.

Se você é leitor frequente do Startupi, vai se identificar com o seguinte cenário. Você é um empreendedor e está buscando novos canais de aquisição de clientes. Além disso, você provavelmente também já ouviu falar sobre marketing de conteúdo, mas não sabe como e porquê a utilizá-lo na sua startup. Neste artigo vou falar um pouco sobre a importância de utilizar conteúdo para crescer e posicionar sua startup no mercado. Antes de mais nada, vamos ao conceito de Marketing de Conteúdo, segundo o Content Marketing Institute:

Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que se baseia na criação e distribuição de conteúdo valioso para atrair, engajar e converter o público alvo da sua empresa. O objetivo de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente é criar um canal de relacionamento e ganhar a confiança do visitante do seu site, com o foco de transformá-lo em cliente.

Essa é a definição mais formal, mas vou tentar simplificar um pouco. Marketing de conteúdo nada mais é que utilizar peças de conteúdo como posts de blog, whitepapers, estudos de caso, videos entre outros para gerar leads e educar seus clientes, gerando um ROI positivo.

Portanto, se você ainda não começou a investir em marketing de conteúdo, confira alguns dos benefícios que ele pode trazer:

  1. Criação de autoridade. Que empresa não quer ser a primeira a ser lembrada quando as pessoas pensam no seu mercado? Produzir conteúdo de qualidade, que demonstre seu conhecimento e a sua habilidade é uma maneira fantástica de mostrar para seu cliente que você é o melhor no seu mercado. Compartilhar suas ideias, seus insights, números que outras pessoas não tem acesso é uma ótima maneira de gerar mídia espontânea, ser convidado para palestras e outros eventos da sua indústria e assim atrair novos clientes. Um exemplo fantástico é o blog do SEOmoz. A empresa seria apenas mais uma das dezenas de empresas que vendem software para SEO, se não fosse sua fantástica comunidade e seu influente blog. Eles educam toda a indústria, participam dos maiores eventos de SEO e estão sempre entre os mais citados quando o assunto é SEO.

  2. Educar seus visitantes e clientes. Ensinar seus clientes sobre seu produto/serviço/mercado é uma parte chave da sua estratégia de marketing e vendas. Oferecer informações aos seus potenciais clientes é uma ótima maneira de ajudá-los a perceber necessidades ou problemas que você pode solucionar. Além disso, o marketing de conteúdo ainda ajuda a reduzir o seu ciclo de vendas. Ele vai ajudá-lo a conquistar a confiança e a credibilidade necessárias para transformar um mero visitante em um cliente. Use isso a seu favor. Um exemplo interessante, por exemplo, seria: Produzir um artigo que fale da importância de um assunto específico para seu cliente e neste artigo levá-lo a fazer o download de um ebook ou white paper que você tenha produzido que o ajude a entender como este problema poderia ser solucionado. Em seguida você poderia oferecer para seu prospect um estudo de caso que demonstre os motivos pelos quais a sua empresa é a melhor para as necessidades dele.

  3. SEO. Todos sabem que quanto mais conteúdo você possui, maiores as chances de seu site atrair visitantes de buscadores. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo te obriga a manter seu site sempre atualizado e com conteúdo de qualidade. Isso, além de gerar tráfego, também atrai links e menções em redes sociais, fatores muito importantes para uma campanha de SEO bem feita.

  4. Engajamento com seus prospects. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo se baseia em entender as necessidades do seu potencial cliente e engajar-se com ele. Portanto, manter contato e interagir com seu visitante é crucial para o sucesso. O Marketing de Conteúdo aproxima as marcas das pessoas e por isso torna muito mais fácil você criar “defensores da marca”. Se você capacita e conversa com seu visitante, você cria uma relação muito mais profunda que se estivesse apenas utilizando a publicidade tradicional. Conheça melhor seu cliente e se aproxime dele.

E aí, convencido? Que tal começar sua estratégia de marketing de conteúdo? Confira algumas dicas para começar neste artigo e se tiver alguma dúvida, não deixe de compartilhá-las nos comentários.

Este guest post foi escrito por Diego Gomes. Diego é co-fundador da Rock Content, uma startup de marketing de conteúdo que ajuda empresas a produzir artigos matadores. Confira o e-book “Marketing de conteúdo para iniciantes” e não perca os artigos do blog da Rock Content.