O Ministério do Desenvolvimento e a Endeavor anunciaram hoje, durante o Global Entrepreneurship Congress, a criação de uma plataforma para capacitação de empreendedores, focada em startups. Com parceria metodológica da McKinsey e batizada de Inovativa, a iniciativa será implantada como um projeto-piloto ainda este ano, com uma seção online para formação de empresários e sessões de mentoria e “coaching”.

Segundo o ministério, a ideia do projeto é aumentar o fluxo de empresas preparadas para receber capital de risco no país e facilitar o acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para a inovação. Até 2014, o projeto pretende já estar fazendo a capacitação em “larga escala” dos empreendedores.

Veja aqui nossas recomendações de atividades para você acompanhar durante o GEC.

Trata-se de um programa nacional de capacitação para impulsionar negócios com foco em inovação, seja em futuros empreendedores com a ideia no papel querendo botar em prática, seja em empreendedores em fase inicial, com empresas de até 5 anos ou faturamento anual máximo de R$3,6 milhões.  O programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, realizado pela Endeavor e apoiado pela McKinsey&Company.

Quem pode participar? 

  • Pessoas físicas (maiores de 18 anos)
  • Pessoas jurídicas com no máximo 5 anos de constituição e até R$ 3.600.000 de Receita Anual Bruta
  • No mínimo um cidadão brasileiro como membro da equipe diretiva
  • Equipes de, no máximo, 5 pessoas

 Como?

  • Envie uma proposta de ideia de negócio inovador, contendo: biografia dos empreendedores, a oportunidade identificada, solução, diferencial do negócio e o potencial de mercado.

E depois? 

  • Veja o descritivo de cada fase aqui. Você terá acesso a diversos conteúdos, Workshops práticos, coaching, mentoring e networking com especialistas, até apresentar seu negócio a investidores.
O programa oferece:
  • Capacitação nas competências necessárias para se tornar um empreendedor de alto impacto;
  • Acesso a conteúdos especializados e atividades presenciais para apoiar o desenvolvimento de negócios iniciantes;
  • Coaching e networking com especialistas de diversas áreas, como consultores da McKinsey&Company, empreendedores da rede Endeavor, executivos de mercado, educadores e investidores;
  • Oportunidade de apresentar o negócio a grandes investidores.

O programa está estruturado em três fases, em que os empreendedores participarão de diversas atividades com objetivos de capacitação, aceleração do negócio e formação de rede de contatos. Empreendedores podem se inscrever até 5 de julho – veja no site.