Em novembro, entrevistei Don Ritzen em um painel durante o evento Rede Innova, fiquei surpreso quando ele explicou como metade das startups que passam pela Rockstart recebem investimento em até 3 meses após a aceleração (entenda).

O interesse dele no Brasil estava latente (e, em se tratando de América Latina, a Rockstart já acelerou a Argentina Postcron), então é normal ele me escrever agora pedindo para convidar startups brasileiras a se candidatarem no programa de aceleração deles em Amsterdã (as inscrições vão até 20 de janeiro).

Desta vez, o que me surpreendeu foi o fato de ele estar planejando abrir uma unidade da aceleradora Rockstart no Rio de Janeiro em 2014.

Para que que ir ao Vale do Silício quando temos o ecossistema brasileiro de startups ao virar o quarteirão? O som das teclas e cliques dos mouses dos empresários de tecnologia trabalhando até altas horas parece marchar à batida do samba. O Brasil tem dado enorme prioridade à inovação e junto com a acelerada economia uma nova cena startup está em ascensão. Esta é a principal razão para a Rockstart Accelerator expandir seus horizontes e buscar startups promissoras no Brasil. Startups de todas as regiões do Brasil estão convidadas a inscrever suas ideias recém-saídas do forno no programa de capital semente Rockstart Accelerator.  As inscrições encerram-se no domingo, dia 20 de Janeiro, portanto ainda há tempo.

Com tanto potencial para ver ideias explodirem no Brasil, a Rockstart Accelerator está procurando por startups brasileiras para guiá-las a aproveitar da melhor maneira esta oportunidade por 100 dias. O programa suporta 10 startups, apoiada por 99 mentores no principal hub europeu de startups.

Consiste em dois programas:

  • o programa Primavera, de 100 dias, foca em orientação profissional por experts e em constantes pitches das startups para investidores
  • o programa Verão, de 3 meses, apoia os empreendedores em fechar financiamentos e produzir uma base de fãs internacional.

O programa final também oferece um espaço de trabalho cooperativo no coração de São Francisco. Uma viagem de um mês de duração buscando tração com constantes pitches em diversos locais do Vale do Silício.

Sobre atividades da Rockstart no Rio de Janeiro, publicaremos mais informações quand o pudermos.