Enquanto os negócios da era industrial declinam rapidamente, as startups de alta tecnologia serão responsáveis pela maior parte do crescimento econômico do mundo nos próximos anos. Essa constatação justifica a iniciativa da empresa brasileira SuperNova Labs de buscar a representação para realizar, oficialmente, os workshops Lean Startup Machine no Brasil. O próximo evento acontecerá em São Paulo, já em fevereiro próximo.

O Lean Startup Machine, evento que percorreu mais de 40 cidades em 25 países e cuja metodologia atingiu cerca de 2000 empreendedores e impactou um grande numero de empresas de sucesso como Google, Dropbox, Facebook, Twitter e Groupon, entre outras, apresenta uma programação intensa, composta por palestras de empresários, mentoria de especialistas da área e exercícios práticos que permitem a vivencia dos ferramentais apresentados durante os três dias.

Este evento se propõe a ajudar o empreendedor a desafiar suas premissas, encontrar uma real oportunidade de negocio e desenvolver sua ideia até o encontro de um produto inovador, que conquiste a atenção e o desejo dos consumidores. E, quando falamos em produtos que giram em torno de tecnologia e tem um viés forte de inovação, elevamos a exigência desse trabalho de validação de mercado e identificação de oportunidades a fim de reduzir o risco do negócio, principalmente porque o caminho de um produto realmente inovador ainda não foi descoberto, por isso é necessário desbravar este mercado.

Luis Novo, fundador da SuperNova Labs, define a importância do evento para os novos empreendedores: “o Lean Startup Machine promove a busca de uma intimidade entre a empresa e o cliente (mercado). Até que esta intimidade seja estabelecida, é inútil o investimento de altas quantias de capital em desenvolvimento do produto e contratação de equipe, pois há um alto risco de desperdício. O momento certo de crescer o negócio e investir dinheiro no produto é apenas quando há um real entendimento da necessidade e particularidades do mercado e o processo para este entendimento é ensinado no workshop, na prática”.

Sobre o Lean Startup

A metodologia Lean Startup, criada por Eric Ries (empreendedor americano de sucesso e autor do best seller ‘A Startup Enxuta’), é derivada de uma metodologia de manufatura, criada pela Toyota e chamada Lean Manufacturing, que tem como premissa básica ‘evitar o desperdício’.

Em ambas as metodologias, a palavra Lean – em português ‘Enxuta’, traz este conceito de ‘mínimo’, eliminando atividades que não geram valor e focando em aprender com qualidade, mas de modo rápido.

Sobre o Lean Startup Machine

O Lean Startup Machine acontece em um fim de semana de muita informação e trabalho prático, pois trata-se de um evento de educação empreendedora que se propõe a ajudar as empresas a construírem produtos inovadores que exploram oportunidades reais de mercado.

São três dias intensivos de trabalhos em que se ensina sobre a metodologia Lean Startup, bem como suas aplicações para produto, cliente e desenvolvimento de modelo de negocio. O evento começa com uma serie de ‘pitches’ que ajuda os participantes a organizarem-se em equipes para desenvolver suas hipóteses de problemas, de soluções e uma serie de premissas essenciais para o sucesso do seu modelo de negocio.

Isso feito, cada equipe cria um MVP ‘produto mínimo viável’ e literalmente vai para a rua coloca-lo a prova. Esse contato com o consumidor real permite que sejam validadas (ou não) as premissas mais arriscadas. Todo o processo força as equipes a refinar suas soluções e rever os problemas até que as reais necessidades (e desejos) dos clientes sejam atendidas.

O ponto alto do evento acontece quando as equipes retornam, depois de muitas experiências na rua, e apresentam seus ‘pitches’ com as soluções criadas pelo uso do processo. Não se trata de uma competição, mas a dinâmica do workshop brinca com a apresentação dos pitches e elege um vencedor de acordo com a melhor utilização do processo e demonstração do aprendizado.

Sobre a SuperNova Labs

Dirigida por Luis Novo (ex NetMovies e PlayPhone) e Marina Proença (ex  Netshoes e ClickOn) a SuperNova Labs é um laboratório de inovação que cria e desenvolve produtos digitais para startups e empresas com negócios na internet.

Sua proposta é fazer nascer produtos autênticos por meio da combinação de estratégia, design e tecnologia, com foco na proposta de valor real para os usuários. A idéia é auxiliar na construção do negocio para torná-lo sustentável, de forma rápida, consistente e continua.