A Moblife, empresa responsável pelo [+]Comunicador – plataforma SaaS que está substituindo comunicadores como o MSN, nas organizações – recebeu aporte da Astella Investimentos para acelerar o crescimento.

Fundada em agosto de 2011, pelos empreendedores Márcio Clume e Fernanda Fonseca, a empresa atende 2,3 mil empresas que buscam aumentar a comunicação e colaboração entre funcionários, parceiros e clientes.

“Segundo estudo realizado pelo McKinsey Global Institute dois terços das oportunidades de criação de valor geradas pelas tecnologias sociais está associada à melhoria da comunicação e colaboração dentro e entre empresas. Ao adotar essas tecnologias organizacionais, estima- se que as empresas podem aumentar a produtividade dos trabalhadores que atuam diretamente com a geração do conhecimento de 20 a 25 por cento”, diz Fernanda Fonseca, fundadora da empresa e especialista em comunicação aplicada a negócios.

Com o aporte da Astella, a empresa pretende acelerar o lançamento de funcionalidades e a expansão comercial, buscando se tornar o padrão de comunicação e redes sociais corporativa no Brasil. “Comunicação, colaboração e gestão de conhecimento são dores crônicas em todas as empresas. As pessoas esperam algo como o MSN Messenger, o Twitter e o Facebook, mas voltados para a realidade empresarial. O Márcio e a Fernanda endereçam estas dores de maneira simples, inteligente e escalável. Eles formam uma combinação perfeita entre o talento tecnológico e o talento mercadológico”, afirma Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos, empresa de Venture Capital brasileira fundada em 2008, investidora de empresas de referência em seus segmentos, como Portal Educação, Dualtec e HelpSaúde.

Além da conversação por mensagem de texto, o [+]Comunicador possui recursos adicionais como: fórum de discussão, mural eletrônico, feed de atividades, conferência, transferência de arquivos e organizador pessoal.
As empresas podem, ainda, utilizar todos recursos disponíveis no [+]Comunicador de forma integrada com outras empresas – o que facilita a criação de redes corporativas e a comunicação entre clientes, parceiros e fornecedores.

Outro diferencial do sistema é que, ao contrário do Microsoft Messenger, o [+]Comunicador conta com pelo menos um administrador que é o responsável por criar as listas de contatos e definir as permissões de relacionamento entre usuários internos e externos à empresa – o que aumenta a segurança e o controle de informações.

Sobre o [+]Comunicador

O [+]Comunicador foi criado para atender a necessidade de empresas que precisavam cortar o uso IMs abertos, como o MSN. Um problema antigo e ainda recorrente em muitas empresas.

O ambiente do sistema foi organizado para ser facilmente assimilado pelos usuários acostumados com o MSN. Somado a isto, a Moblife criou ferramentas de gestão para a administração do relacionamento entre os contatos e a gravação de histórico. Os usuários contam ainda com recursos para melhorar a colaboração e a organização do dia a dia profissional, como: mural eletrônico, feed de atividades, fórum de discussão, agenda, anotações e artigos sobre gestão, carreira e boas práticas profissionais.

Qualquer profissional pode baixar o Comunicador na internet e disponibilizá-lo para toda empresa sem a necessidade de conhecimentos especializados de tecnologia. Outra vantagem do sistema é que a empresa não precisa criar uma estrutura própria de servidores para rodar o [+]Comunicador. A Moblife disponibiliza um servidor web gratuitamente junto a um suporte especializado.

Sobre a Moblife

A Moblife é uma startup de tecnologia voltada para o mercado B2B, que nasceu especialmente para cuidar do [+]Comunicador. A empresa é resultado da parceria entre os empresários Márcio Clume, engenheiro responsável pela tecnologia e Fernanda Fonseca, relações públicas, responsável pelo marketing e negócios. Os dois se conheceram em 2001, em um ambiente voltado para a inovação: Incubadoras de Empresas. Ela atuou como gestora e consultora de incubadoras de 2001 a 2007 e ele, como empresário incubado de 1999 a 2003. Juntos criaram a Moblife e buscam, com a experiência do [+]Comunicador, desenvolver novos negócios para o mercado corporativo, como redes empresarias e sistemas mobile.

Perfil dos fundadores

Fernanda Fonseca – MBA em Gestão de Negócios em Contexto Empreendedor e Relações Públicas, atua há 11 anos na área de inovação, criação de novos negócios e gestão da comunicação.

Márcio Clume – Mestre em Automação e Controle, Especialista em Produção de Software pelo Softex, Engenheiro Eletricista. Possui experiência no desenvolvimento de sistemas atuando há 16 anos como programador e empresário da área de tecnologia da informação.

Sobre a Astella Investimentos

A Astella Investimentos é uma gestora de Venture Capital com a estratégia de investir capital, cultura e capacitações em empresas de empreendedores ousados e determinados a mudar o mundo construindo empresas extraordinárias, incentivando a criação de valor social e a inovação. Fundada em 2008 por uma equipe com experiência em tecnologia, gestão, finanças e empreendedorismo, a Astella tem entre as empresas de seu portfólio além da Moblife, HelpSaúde, Portal Educação, Navegg, Imobox, SmartKids, tryoop! e Dualtec.