Associar investimento anjo com um programa de mentoring com profissionais que construíram a história da Internet no Brasil e aulas com professores de uma das mais conceituadas instituições do país: a ESPM, em São Paulo. Esta é a proposta da Aceleratech, nova aceleradora brasileira de startups fundada por Mike Ajnsztajn, empreendedor serial e investidor anjo com larga experiência no mercado internacional, que fundou no Brasil o Zuppa, site de reserva de restaurantes vendido para o Peixe Urbano, e Pedro Waengertner, Coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital na ESPM e co-fundador do Zuppa.

A primeira turma de aceleração vai contemplar 12 startups e vai durar 12 semanas (no primeiro trimestre de 2013). No dia 6 de novembro, eles lançam a iniciativa com um evento, a contar com palestra de Katherine O’ Neill, Diretora e membro do conselho da entidade norte-americana Angel Capital Association (ACA) e de Tim Marbach, empreendedor alemão fundador do Kauf.da (sistema alemão já apresentado nesta matéria) – entre outros palestrantes, incluindo os representantes da Aceleratech, da ESPM, da ContaAzul, da ShopCliq e da Mountain.

“Viemos para preencher uma lacuna na efervescente indústria de startups brasileira. Há muitas boas ideias e projetos prontos para se transformar em negócios de sucesso, mas os empreendedores, na maioria dos casos, não reúnem a experiência necessária para levar as startups a desenvolver todo potencial desenhado no business plan”, diz Mike.

“Na Aceleratech vamos associar capital semente com um programa de aceleração que não tem preço: o mentoring das maiores cabeças do mercado de Internet e a formação acadêmica de uma instituição do porte da ESPM. Somos a primeira e única aceleradora a trazer para o Brasil este modelo que associa aceleração com a mentoria de uma instituição respeitada como a ESPM. Nossa missão será aproximar novos empreendedores de investidores através de um rigoroso processo que avalia não apenas o plano de negócios, mas prepara efetivamente os novos empresários para construírem empresas que irão quebrar paradigmas”, acrescenta Pedro.

O programa da Aceleratech, dividido em cinco módulos, irá incluir cursos dados por especialistas e professores de pós-graduação no campus da instituição com temas como “Utilizando Social Media para Negócios”, “Mobile Marketing”, “Modelo de Negócios”, “Transformando uma Ideia em uma Empresa” e “User Experience”.

No time de mentores, estão nomes como Julio Vasconcelos, CEO do Peixe Urbano; Fernando Biancardi Cirne, CMO da Locaweb; Rafael Siqueira, CTO do Apontador; Paulo Humberg, CEO da A5 Investimentos; e Cassio Spina, da Anjos do Brasil.

Inscrições: As inscrições antecipadas para o programa de aceleração de 12 semanas, que terá início no primeiro trimestre de 2013 com 12 startups, poderão ser feitas até 25 de novembro. Mais informações em www.aceleratech.com.br. “Para o evento do dia 6 de novembro, as startups podem receber um convite pelo nosso site, é só contarem o que elas fazem em 200 caracteres. As inscrições para o programa de aceleração estão abertas, e que o quanto antes as startups preencherem o formulario no nosso site , mais tempo vamos ter para analisar cada uma e escolher as melhores”, salienta Mike.

 Quem é Aceleratech

Mike Ajnsztajn: Empreendedor serial e investidor anjo com vasta experiência internacional, fundou e vendeu empresas em diferentes indústrias e países. Fluente em cinco idiomas, Mike trabalhou em quatro continentes e gosta de encarar o desafio de iniciar empresas e torná-las prósperas. Mike divide seu tempo entre  São Paulo e New York, buscando novas oportunidades. Co-fundador e CEO do Zuppa.com.br o primeiro site de reservas para restaurantes  do Brasil, da Astralis biotecnologia, focada na pesquisa e cura de Psoriases, baseada no Estados Unidos, e da Blowtex, uma das marcas mais importantes de preservativos do Brasil. Formado em Administração de empresas pela FGV.

Pedro Waengertner: Publicitário com especialização em marketing, Pedro trabalha há mais de dez anos com marketing digital e tecnologia, sendo Coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital na ESPM. Pedro também é empreendedor serial, tendo participado como co-fundador do site Zuppa.com.br o primeiro site de reservas para restaurantes do Brasil, do Zubit.com.br, site de monitoramento, análise e publicação em mídias sociais, e é sócio-diretor do Grupo Conectt, uma das principais empresas de tecnologia do Brasil.