Esta manhã iniciou a Expocietec, evento promovido pelo Cietec em parceria com a Fecomercio. Diversas autoridades falaram na abertura do evento, incluindo Marco Antônio Raupp, Ministro de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele é cientista, deixou de atuar apenas como pesquisador e passou a olhar para a inserção de conhecimento no mercado e diz que, para o desenvolvimento de uma economia da inovação, baseada em empresas tecnológicas, não se pode ouvir apenas acadêmicos e pesquisadores, mas as parcerias com o mundo comercial e econômico é fundamental.

Titular do programa TI Maior (o braço de software do plano governamental de desenvolvimento Brasil Maior), que inclui a iniciativa Startup Brasil (a ser propriamente apresentada no início de novembro), Raupp explicou que defende que as compras governamentais tenham “conteúdo local” (sejam de propriedade brasileira) e que os estrangeiros só atuem no Brasil se fizerem transferência de conhecimento ou de tecnologia com empresários locais.

Outras coisas que Raupp falou:

  • vamos disponibilizar R$ 1,2 bilhão para a inovação no Brasil e boa parte vai ser por meio de subvenções econômicas não-reembolsáveis para pequenas empresas;
  • o MCTI sempre foi considerado como setorial, mas agora estamos conseguindo ser mais transversais, atuando com os outros ministérios;
  • foi uma conquista expandirmos nossa atuação para a letra I de Inovação, pois o MDIC já tinha uma Secretaria sobre este tema, mas mesmo assim conseguimos defender a necessidade de expansão da nossa atuação.

Assista no vídeo a fala de Raupp (suprimimos os 10 minutos iniciais porque focavam mais em agradecimentos e relacionamentos com entidades).