Nem tanto como jornalista mas como blogueiro empreendedor, peço licença para dar opinião e agradecer pessoas que nos encaminharam apoios e fecharam patrocínios de suas empresas a nossa missão ao Vale do Silício.  Em 20 de agosto, publicamos o site startupi.com.br/valley para agregar nossas matérias relacionadas ao Vale do Silício e à ida de empreendedores para uma temporada de eventos de empreendedorismo. O ponto alto da cobertura aconteceu entre 7 de setembro (feriado brasileiro mas meu primeiro dia de cobertura presencial em San Francisco) e 13 de setembro (quando promovemos os painéis “Startupi Con: Valley Meets Brazil” em San Francisco).

Neste intervalo, gerei conteúdo a partir de vários eventos, principalmente o Techcrunch Disrupt, mas o conteúdo temático continua a ser publicado, alcançando já a marca de 1 mês de cobertura temática especial. Já são mais de 30 matérias diretamente relacionadas à missão, que se somam a outras 10 relacionadas ao tema e estrategicamente colocadas junto para os interessados.

Tudo isso não teria acontecido sem uma série de pessoas que entenderam nosso propósito de fazer algo diferenciado para agregar mais valor ao mercado e puderam contribuir com suas empresas, por meio de patrocínio, para a realização deste projeto. Juntos se vai mais longe, se faz mais forte e com mais gosto. Muitos no Valley nos perguntaram sobre quem estava apoiando nossa ida e, depois de ouvirmos muitos “it’s a people’s business”, gostaria que nosso leitores conhecessem quem são as pessoas que nos levaram até lá.

Trindade Investimentos: a primeira empresa a se identificar com a Startupi Valley Mission foi a Trindade Investimentos, gestora de venture capital com experiência em estruturação e reestruturação de empresas. Danilo Amaral e Bárbara Raymundo foram super ágeis na decisão e contribuíram de forma especial. Presentes em diversas etapas, sempre bons interlocutores sobre o mercado, essa dupla vem participando de forma ativa e muito positiva do ecossistema.

Danilo, sua participação em vídeo deu o tom das discussões na Startupi Con, keeping it real! Bárbara, você representou a empresa com elegância e propriedade; seu companheirismo em San Francisco – e a forma como você aproveitou os eventos – nos mostra como você é não apenas uma profissional que queremos ter por perto, mas também uma amiga. Nosso muito obrigado a vocês por mais uma vez fazerem parte – de forma especial – de algo importante que promovemos! Um forte abraço!

AirBnB: Stefan Schimenes e Christian Gessner, que lideram juntos a operação no Brasil e na América Latina, mais Maggie Carr e Jakob Kerr, que trabalham na sede em San Francisco, foram muito queridos em me ajudar a escolher um local bacana para me hospedar em San Francisco e deram dicas de deslocamento na cidade. A “experiência AirBnB” teve muita qualidade já desde antes de eu viajar ou mesmo efetuar a reserva; foi além do que eu precisava ou imaginava e isso me deixou feliz e esperançoso. Espero que isso vire padrão de qualidade para outros serviços. Parabéns e obrigado por estarem conosco nesta! Abraços!

Atlz: Paula Guedes, sua liderança é exemplo não apenas para outras mulheres mas para todos os empreendedores! Acredito no propósito da startup que você toca bravamente em modo bootstrap e torço que ela tenha sucesso em fazer com que jovens profissionais encontrem boas oportunidades de se desenvolverem neste mercado brasileiro que nos parece cada vez mais emocionante! Muito obrigado por embarcar conosco! Um abraço!

Currículo Autêntico: Leonardo Rebitte, ficamos bastante contentes com sua adesão à nossa missão: “Estamos dentro, onde eu assino?” sem mesmo ficar questionando detalhes. Vindo de você e de seu sócio Victor Fernandes, cuja empresa é especialista em verificar, validar e autenticar o mundo profissional, isso é uma baita honra para nós! Em um mundo com excesso de informação, em vários sentidos, o posicionamento de vocês é uma lição. Obrigado por fazerem parte conosco! Um abraço!

Doce Beleza: quero agradecer ao Carlos  Alberto Vistra, que trabalha com beleza mas também enfrenta coisas que não são tão doces! Mesmo em meio a um fato importante na equipe do seu e-commerce, no auge dos seus 5 anos de franco crescimento, teve tempo e espaço para estar conosco! A região que visitamos, as experiências que presenciamos e as pessoas que conhecemos foram muito inspiradoras e isso nos fez imaginar – e compartilhar – como a vida pode ser mais doce e bela quando se inova (eu sei que isso pode ter soado piegas ou forçado, mas é verdade). Muito obrigado pela participação! Um Abraço!

iG: Caíque Severo, bendito dia em que conversamos sobre como anda o ecossistema de empreendedorismo no Brasil! Daquela reunião, nasceu um alinhamento de visão que frutificaram diretamente na nossa parceria “iG Startups” e no Prêmio iG Startups (que juntou boa parte do mercado de startups e botou vários bons projetos em evidência). Muito obrigado a você, defensor de nossos projetos dentro do portal, e à Cris Barbieri, que promove nosso conteúdo ao status de coluna na sua prestigiada editoria de Economia. Um forte abraço!

Initial Capital: Roi Carthy e Daniel Cunha, a dupla investidora que faz não só uma ponte entre Brasil e Israel como também com o Vale do Silício, pois promoveu que os empreendedores brasileiros tivessem acesso facilitado ao pavilhão de exposição no Techcrunch Disrupt. Acho que aqui meu obrigado é super coletivo! Zelaram também pelo meu acesso especial como imprensa não só ao evento como a outras pessoas interessantes e interessadas – o que rendeu menções ao mercado brasileiro em matéria no Techcrunch. Muito obrigado!

Lomadee e Developer Buscapé: para nós é uma honra quando o programa de afiliados e a plataforma de APIs e aplicativos do gigante do e-commerce nos prestigiam com seu apoio! Mirko Mayeroff, Marcio Borges Malta, Natália Monteiro e Guga Stocco, muito obrigado por cada parte deste processo! Abraços, extensivos aos amigos nas diretorias!

NR-7: Bruno Pinheiro e Nelson Rodrigues, a determinação de vocês em movimentar o mercado por meio da sua empresa de comunicação e o zelo de vocês pelas relações com a imprensa e com as empresas clientes faz com que vocês saibam se posicionar no tom adequado. Isso foi muito importante para esta Startupi Valley Mission. Agradeço a vocês! Um abração!

Peixe Urbano: para nós, testemunhos e defensores dos startupeiros brasileiros há alguns anos, a ascensão de “role models” no mercado nacional e internacional tem um efeito muito importante. O Peixe Urbano é um desses fenômenos que não apenas conseguiu, por meio de seus fundadores, aproveitar conhecimentos, relacionamentos e investimentos no Vale do Silício para construir rapidamente uma grande empresa, mas também ajudar o mercado brasileiro a experimentar uma experiência de consumo. Isso colaborou para uma onda forte que levantou vários embarcações empreendedoras no país e deu a vocês um destaque merecido com o primeiro troféu conquistado por uma empresa latina no Crunchies Award! Muito obrigado à Letícia Leite pela compreensão do quanto este momento no Valley também é importante para o ecossistema empreendedor e para o Startupi! Patrícia Hidaka, sua participação nisso também fez a diferença! Abração!

Plug ‘N Work: Jorge Pacheco e Wilbert Sanchez, é muito bacana que a vontade de vocês de ajudar empreendedores e projetos criativos no papel de investidores os tenha levado a abrir um espaço de coworking tão bacana onde acontecem tantas atividades interessantes. A parceria de vocês com o ecossistema e com o Startupi é muito bacana. Derek Gallo, foi muito legal conhecer você em plena semana de eventos no Vale do Silício! Muito obrigado a vocês e um abraço!

Redpoint e.ventures: Anderson Thees, que já participou de tantos fatos e feitos importantes e interessantes relacionadas a startups no mercado brasileiro, reuniu seus amigos Yann de Vries  e Nicholas Reise para gerenciarem 130 milhões de dólares em venture capital a ser investido no Brasil, atraindo mais atenção e interesse para nosso ecossistema. O clima amistoso no happy hour nas alturas em San Francisco também foi muito interessante para todos brasileiros e estrangeiros que participaram. Muito obrigado por também nos apoiarem! Abraços!

SurveyMonkey: Rodolfo Ohl,  a proximidade com vocês veio em boa hora! Todo mundo se pergunta – e nos pergunta – sobre o mercado brasileiro e a ferramenta de vocês pode nos ajudar nisso. Muito obrigado pelo seu apoio. Um abraço!

Telefônica | Vivo: só temos a agradecer e ficarmos felizes pela atenção e consideração de Pablo Larrieux, em meio a tantas atividades dele com diversos públicos no papel de Diretor de Inovação. Apostar e contar com nossos olhos e ouvidos lá no epicentro valida de forma honrosa o que fazemos. Luciano Costa e Juliana Garutti, o papel de vocês foi muito importante. Muito obrigado e um abraço!

Videolog: a tecnologia de Edson Mackeenzy e Ariel Alexandre já faz parte da nossa contação de histórias há tanto tempo, nos dando agilidade e praticidade, de forma que fica bem natural contarmos com um apoio maior ainda neste momento especial para nós. Obrigado, abraço aos dois e ao Fabio Lima!

Vostu: obrigado, Jalil Deguer, por interagir conosco durante todo processo e possibilitar que esta companhia de games, que muitos empreendedores admiram, participe e colabore em nossa jornada. Um abraço!

Quero agradecer ainda aos meus sócios (“clientes internos”) Bob Wollheim e Michael Nicklas pelos exemplos e por ajudarem a mim e ao mercado no entendimento das diferenças entre “esperar pra ver” e “pagar pra ver”.