Um dos emails mais interessantes que recebemos ultimamente veio esta noite, em forma de um manifesto quase poético do Diretor do Cietec (provavelmente a maior incubadora tecnológica do Brasil) desde sua fundação em 1997, Sérgio Risola.
Com suas habilidades de técnico, gestor e ainda empreendedor, o personalíssimo Risola compartilha sua visão sobre como o movimento empreendedor brasileiro pode se promover. Consideramos interessante e ele concordou em publicarmos como artigo. Segue.
“O Alexandre Hohagen (vice-presidente do Facebook para a América Latina) escreveu uma coluna na Folha de São Paulo por ocasião do Campus Party em Recife. Quando li o título “Mangue Geek” remeti-me para: o mundo todo quer ter seu Silicon Valley – ok, entendemos isso e também queremos o nosso! Mas Nova York já chama o seu de Silicon Alley, ou Beco do Silício; Londres chama o seu de Roundabout Valley, ou Vale da Rotatória.
Minha proposta: que tal começarmos a chamar o Brasil ou o Cietec (rsrsrs) de Silicon Jungle? Já que por todos cantos do mundo somos lembrados (além do samba, do futebol e das nossas bonitas mulheres) também pelas nossas florestas e pela riquíssima fauna e flora que temos na maior reserva mundial de oxigênio – ou como vimos sendo conhecidos: “o pulmão do mundo”, etc. Acho que Jungle passará a ser visto como positivo pelos quatro cantos do mundo – ops, será que o mundo tem só quatro cantos? :)
Vale recordar: há até poucos anos, quando dizíamos que tal produto era produzido pelos Tigres Asiáticos percebia-se alguma rejeição; hoje não mais. Dizer que é Tigre Asiático dá orgulho para quem diz.
Que tal? Agora acorda e me diz!
Um abraço do Sérgio Risola”
Imagem: Cifor (Flickr).
6 comments
O pior é que um cara desse começa a falar uma besteira dessa e a coisa pega. Não sei o que é pior, o cara da CIETEC escrever isso ou o blog dizer que é um dos emails mais interessantes que recebeu nos últimos tempos, meu Deus.
Das duas uma, ou o blogueiro não consegue distinguir entre um email interessante ou não ou ninguem interessante mesmo escreve, pois a barra foi colocada lá embaixo.
Sillicon Jungle daria a nocao de um 'lugar' sem regras e de muita disordem. A expressao inglesa "it's a jungle there" aonde a palavra 'there' pode ser substituida por qualquer lugar/pais/loja/casa/etc, significa exatamente isso: uma bagunca. Entao por isso, eu nao apoiaria sua sugestao.
Oba! Falaí! Silicon Jungle? Achei aceitável mas tenho também minha sugestão: Brasil, veja bem, sem o "z"! Não seria uma boa! Além do mais todos os Gringos sabem que isso aqui é uma "selva", silicone também temos, nas nossas periguetes.
Preferiria que fosse algo que acabasse com a desigualdade social incluindo a mão de obra das favelas para trabalhar em produção tecnológica. Isso sim! Grande Abraço!
Não tenha nada contra Silicon Jungle, só é um tema irrelevante! haha Não me preocupo com a conotação que isso possa dar inicialmente, porque será a prática que dará a conotação de longo-prazo.
Só um adendo: a Amazônia NÃO é o pulmão do mundo. É uma floresta velha, ela consome todo o oxigênio que produz!! O pulmão do mundo são planctons, micro algas marinhas.
A Amazônia é importante para controle climático (temperatura e umidade) e, claro, pela fauna e flora que ela possui. Mas NÃO para prover oxigênio ao mundo!
Realmente, isso era pra ser um papo de bar! Não para ser divulgado, ou levado a sério! hahaha
Não! Não…
Eu costumo chamar o rio de janeiro de Sugar Loaf Valley, acho muito mais bonito :)
Our apologies, you must be logged in to post a comment.