O YouCa.st, startup brasileira incubada na Academia Wayra e que permite a qualquer pessoa transformar fotos ou vídeos em notícias para veículos de comunicação, fechou uma parceria inédita com a Campus Party. Durante a edição de Recife, que acontece nesse final de semana, a plataforma será o canal oficial da cobertura colaborativa do evento.

Pela primeira vez em todas as edições de Campus Party no mundo, os campuseiros, palestrantes, curadores e convidados poderão mostrar o seu próprio ponto de vista do evento. Todo o material postado no YouCa.st fica disponível aos jornalistas que podem usar o conteúdo em matérias publicadas nos jornais, blogs, portais ou telejornais.

Para premiar as melhores fotos e vídeos enviados, um júri formado pela organização e jornalistas irá escolher os vencedores que recebem um iPhone 4S cada. Além disso, a notícia mais compartilhada nas redes sociais também será vencedora com o prêmio da audiência.

De acordo com Felipe Gazolla, CEO do YouCa.st, o objetivo da parceria é ampliar e divulgar os diversos conteúdos produzidos durante o evento. “Estamos criando a primeira agência de notícias colaborativas do mundo. O jornalismo está cada vez mais participativo, mas isso precisa seguir um padrão de qualidade e organização que só a nossa plataforma permite aos veículos”, conclui.

Em 2012, o YouCa.st recebeu investimentos do Grupo Telefonica, por meio do projeto Wayra. Essa iniciativa, que acontece em vários países da América Latina e Europa, seleciona empresas inovadoras na área de tecnologia para reter conhecimentos e profissionais em seus países de origem.