SOPA Stop Online Piracy Act blackout PIPA

O Congresso dos Estados Unidos da América estaria votando hoje o Ato Contra a Pirataria Online (Stop Online Piracy Act, SOPA) e o Ato de Proteção ao Direito Autoral (Protect Intellectual Property Act), que vem sendo comparado ao AI5 Digital, uma mistura de interesse econômico privado com censura de livre informação.

Mas a Casa Branca comunica que a audiência foi adiada pois o Congresso cedeu a apelos e vai remover da nova legislação as claúsulas de bloqueio de DNS. Enquanto isso, líder do Comitê de Reforma Governamental

Além disso, apesar do apagão da Wikipedia, ainda há um cheio de acessá-la livremente!

Leia o post, depois responda à enquete na barra lateral!

 

O líder do Comitê de Reforma Governamental Darrell Issa falou que “os congressistas precisam de muito mais educação sobre o assunto antes de decidirem alguma coisa”. Entretanto, Issa continua temeroso de que o Senado vote a PIPA. Enquanto isso, ele e o senador Ron Wyden fazem campanha pelo Online Protection & Enforcement of Digital Trade Act (OPEN Act) proposta alternativa que defende a web livre.

Leia o comunicado da Casa Branca sobre o adiamento da audiência sobre a SOPA, contendo declarações de Issa.

Leia também este post interessante mostrando posicionamentos de integrantes do governo.

Apagão: o blackout previamente anunciado foi realizado pela Wikipedia, enciclopédia online colaborativa ícone do movimento de compartilhamento de informação. A versão original norte-americana apresenta uma página de “estamos fechados no momento” quando se tenta consultar algum termo, mas a versão brasileira (e algumas outras) continuam sendo acessadas normalmente. Até mesmo a versão norte-americana continua inteiramente disponível nos navegadores, bastando acessar a versão para mobile da Wikipedia.

Em tempo: não são trocadilhos infames no título, são Metáforas de Alto Nível: conceitos acessíveis usados para entendimento de linhas gerais, prática comum e necessária no mundo da inovação, tanto para aculturamento no mundo corporativo quanto para evangelização no mundo startup.