Retomando a série de colunas com breves comentários “Dizem que, no mundo das startups“, vou abordar: Prêmio iG Startups; inovação na Suécia; nova lei anti-truste; resultado do Desafio Global Intel; eventos dos próximos dias.

Prêmio iG Startups, by Startupi: como vocês já devem ter percebido, o Startupi agora faz parte do conteúdo do portal iG. Tudo começou com um convite para desenharmos o prêmio para eles, e logo o Pedro Ripper (presidente) concordou com algumas possibilidades que sinalizamos e aí acabamos fazendo um acordo maior. Tem mais falas dele sobre o prêmio em matéria na editoria de economia. Não se trata de uma competição de planos de negócio, mas de soluções digitais de vários tipos. Confira no hotsite e participe!

Suécia: esta semana tirei três dias para esfriar a cabeça em Estocolmo, capital do reino que acumula indicadores impressionantes de tão fortes e estáveis. Mas não é pela falta de bagunça e requintes de realeza que a Suécia sofre falta de inovação. Muito pelo contrário.

Durante os 3 dias, participei de algumas atividades do III Laboratório de Aprendizagem em Inovação , promovido pela nossa ABDI e pela Vinnova, agência de inovação da Suécia. Além de doutores em assuntos como economia e tecnologia, o evento contou com empresários e autoridades políticas. Pretendo voltar ao assunto, mas resumindo: os suecos querem muito vir fazer negócios no Brasil.

 

 

Minha visão cri-crítica: mesmo que algumas vezes falaram a palavra parceria ou ainda cooperação, ficou muito clara a interpretação do Brasil como um grande mercado consumidor e a facilitação que nosso governo pretende dar para quem quiser vir pra cá vender. Em todo caso, a recíproca é verdadeira, também fica mais fácil para irmos lá vender e (aí entra o lado bom-samaritano) aprender com eles. Sem ressentimentos, eles tem milênios de história a mais que nós e verdadeiros impérios tecnológicos. Achei curioso que em um momento alguém sugerisse que se usasse sites de relacionamento social para fazer match-making entre empresas. Como já falei, vou voltar ao assunto.

Desafio Global Intel: quero enviar meus cumprimentos para o pessoal da Ceelbio (confira a entrevista exclusiva que o CEO deu para mim) que, depois de vencer o Desafio Brasil e ficar em segundo lugar na etapa latina, foi para a Universidade de Berkeley concorrer à final. Não levaram o grande prêmio, mas certamente ganharam muita experiência – e provocações fortes dos avaliadores, bem respondidas por Lucas Parizzi;

IBM SmartCamp: as startups EasyTaxi, IDXP, Mobwise, Opará, Prime Saúde concorrem hoje e amanhã em evento promovido pela IBM. Confira discurso do CEO da IBM, Sam Palmisano, e da vice-presidente senior de Vendas, Marketing e Estratégia, Ginni Rometty (que vai sera a próxima CEO da companhia).

SuperCADE: calma, não é uma nova versão do portal de busca. É o apelido carinhoso poderoso que estão dando para a Nova Lei Antitruste. A Abvcap convida para entender e debater na manhã de 22 de novembro, no Hotel Sofitel Ibirapuera (Sampa).

Eventos da próxima semana (confira lista completa):

É isso aí, pessoal, bom final de semana e bom feriado. Abraços!