Email enviado pelo leitor empreendedor Marcos Gabbardo:

“Lançamos ontem o Clube.me. Tivemos a idéia de juntar o melhor do crowdfunding, como Kickstarter ou mesmo Catarse.me e fazer algo voltado para clubes de futebol, onde os mesmos pudessem colocar projetos e receber o apoio de torcedores para comprir estes objetivos, onde os torcedores, ao final do projeto bem sucedido recebem recompensas exclusivas dos clubes.

O serviço visa cobrir a carência que os clubes tem em suas receitas para realização de projetos, bem como dar a oportunidade do torcedor decidir ativamente projetos que devem ou não ser realizados pelo clube. É uma forma de unir torcedores e clubes de maneira diferente e responsável.

Para incentivar mais a participação dos torcedores, fizemos uma etapa anterior a do lançamento de um projeto, onde o torcedor pode divulgar sua idéia, que passa por uma análise prévia da equipe Clube.me, e é lançada no serviço para que a mesma seja apoiada (como uma votação), alcançando o número de “votantes” mínimo, o Clube.me leva a idéia para o clube de futebol, que pode aprovar ou não a mesma. Aprovando se transforma em um projeto e entra no ciclo de um crowdfunding.

Existem 3 tipos de projetos que podem ser realizados por clubes de futebol: Padrão, Incentivo e Negociação.

  • O Padrão é um projeto que tem prazo fixo para finalizar e objetivo financeiro fixo, ou seja, serve para projetos normalmente tangíveis como melhoria de CT, construção de estádio, reformas…etc.
  • O projeto do tipo Incentivo trabalha com itens mais subjetivos, ele é usado para dar uma “mala branca” a jogadores por conquistas de títulos ou jogos importantes. Neste tipo de projeto, não existe objetivo financeiro mínimo, mas a liberação do dinheiro está condicionada ao atingimento da meta pelo próprio clube.
  • O projeto tipo Negocição é para trazer um jogador ou manter um no clube… segue o mesmo principio do Incentivo, tem uma deadline estabelecida, tem um valor mínimo, contudo não existe impedimento de o projeto ser concluido com sucesso mesmo que não alcance o valor mínimo, pois depende de negociação.

Nossas integrações são feitas por PayPal e se o processo andar bem, vamos disponibilizar boletos para baixar o custo do usuário. O cadastro pode ser feito diretamente no site, por Facebook ou por Google Account.

Além disso o serviço disponibiliza ferramentas para que os torcedores divulguem nas redes cada um dos projetos de interesse, e ainda faz um ranking, dos maiores divulgadores, que agora no começo vão receber premios do próprio Clube.me, serão 40 premios neste início, sendo 10 para as idéias mais apoiadas e bem sucedidas, e os outros 30 para os maiores divulgadores destas idéias (primeiro, segundo e terceiro lugares de cada idéia)”.