Em 2004, foi instituída a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que está acontecendo em centenas de cidades brasileiras até domingo. Foi um passo até que, em 2010, foi aprovada uma lei que firma o 19 de outubro como Dia Nacional da Inovação, celebrado hoje pela segunda vez no Brasil.

Há 110 anos, o brasileiro Santos Dumont deu a primeira volta a bordo de um avião em torno da Torre Eiffel, com seu dirigível nº 6. Inventor do avião, sim, mas Dumont também passou a vida fazendo correções e melhorias nos 22 projetos (balões, dirigíveis, monoplanos, biplanos, hidroplanos) que realizou entre 1898 e 1909, e é por isso que é homenageado nesta data.

Seja você um artesão, manufatureiro, industriário, que faz pesquisa crua ou pesquisa aplicada, que prototipa, que busca um mínimo produto viável, que modela negócio no canvas: parabéns a você! Temos ali um presente inspirador para você, e abaixo uma entrevista reveladora.

O Brasil é hoje uma das maiores economias do mundo. E o 13º maior produtor de artigos acadêmicos. Mas responde hoje por apenas 0,1% do número de patentes registradas no planeta. Em entrevista à TV Senado, o diretor-geral da Protec, Roberto Nicolsky, faz uma análise sobre as políticas públicas de apoio à inovação e sobre sua aplicação no Brasil e no mundo. Assista aos 3 vídeos.

Depois, veja mais no nosso Especial Dia da Inovação: