A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI, que por indústria refere-se a área de atuação, não necessariamente planta industrial de transformação ou beneficiamento de materiais) selecionou startups brasileiras para participarem de um evento com caráter de inovação tecnológica e de negócios na Universidade Estadual do Norte da Carolina, nos dias 19 e 20 de setembro.

Quais startups:

  • Verti Ecotecnologias: representada por Euler Santos, é uma empresa nascente de base tecnológica voltada para o desenvolvimento de soluções ambientais que pesquisa e desenvolve soluções alternativas ã s propostas de descarte, incineração e co-processamento existentes. Percorre todas as etapas de desenvolvimento de tecnologia, passando por experimentos em escala de laboratório, por escalonamentos pré-piloto e piloto, até chegar ã projeção e acompanhamento da instalação da solução em escala industrial
  • Forebrain: representada por Billy Nascimento, a startup de neurociências, especializada em psicofisiologia da emoção aplicada ã s areas de neuroeconomia e neuromarketing, usa laboratórios tecnológicos para mapear reações do consumidor e desenhar estratégias de mercado.

O “US-Brazil Innovation Learning Laboratory 12: Duke University” (ILL) será uma conversação moderada entre líderes de setores públicos e privados e vai focar em temas-chave como: informática da saúde; a tradução de inovações da saúde para o mercado; a interseção de saúde humana e o ambiente; novas energias e fronteiras da sustentabilidade.

O objetivo do ILL é gerar um novo pensar para direcionar poíticas em prol da inovação em ambos países, bem como catalizar novas parcerias e fortalecer a capacidade de pesquisa – o fundamento de uma economia baseada em inovação.

Os resultados deste ILL vão fazer ponte com a próxima edição, que acontece em Porto Alegre/RS em 17 e 18 de novembro, e dá o tom para uma série de ILLs em 2012 (incluindo atividades em torno dos eventos Rio+20), enquanto gera insights frescos, análise em tempo real, construção de consenso e recomendações de ação que vão dar motivação e “momento” a outras atividades futuras em ambos países.

O evento vai incluir visitas ao Golden LEAF Biomanufacturing Training and Education Center (BTEC) e ao Future Renewable Electric Energy Delivery and Management Systems Center - The FREEDM Systems National Science Foundation Engineering Research Center.

A oscip Movimento Brasil Competitivo (MBC) também participa do evento, junto com a entidade norte-americana “Compete: Conselho de Competitividade” – que tem muitas décadas de funcionamento e inspira o MBC. Outros participantes do encontro serão representantes de Associação Brasileira de Bioinformática e Computação Biológica, Apex, Inmetro, Anpei, Embrapa, IEL, USP, Capes, UFMG, PUC, Ministério do Desenvolvimento, Ministério da Saúde, Ministério das Finanças, INPI, Coppetec (UFRJ), Ideias de Fora, GE HealthCare, Dupont, Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Escritório de Pesquisa Naval, fundos de venture capital norte-americanos.