Uma iniciativa pode mudar a vida de milhões de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Saútil propõe organizar e disponibilizar de forma simples e rápida informações da rede de saúde pública do Brasil. Tendo a usabilidade como um dos valores, o portal oferece aos usuários um mapa das unidades de saúde, lista de medicamentos e vacinas beneficiados por programas sociais e todos os procedimentos necessários para o acesso.

Em quatro passos, por exemplo, é possí­vel buscar um medicamento ou vacina, agendar exames e consultas, saber de qual programa social ele faz parte e localizar a unidade de saúde mais próxima do usuário. A iniciativa ainda traz informações sobre programas como Dose Certa, Remédio em Casa e Farmácia Popular.

Com uma infraestrutura sucateada, profissionais mal capacitados e mal remunerados, a saúde pública brasileira exclui milhares de pessoas de tratamentos e gera desinformação para outras tantas, o que impossibilita práticas de medicina preventiva – uma das maneiras mais eficazes de cuidados à população.

Apesar de incipiente e ainda em construção, o portal tem o potencial impactar milhões de usuários e criar uma rede multiplataforma de pacientes que compartilham conhecimento, experiências e informações, gerando interesse e uma cadeia de valor para governo, empresas e sociedade civil.

Este texto foi enviado para publicação por Marcel Fukayama, COO do CDI Lan.