Na última semana foram encerradas as inscrições para o Latin Moot Corp 2011, a competição internacional de investimento promovida pelo FGVcenn Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV. Ao todo inscreveram-se 12 times, representando escolas de renome, como o Indian Institute of Information Technology and Management (͍ndia), Harvard/Wharton (EUA), University of Manitoba (Canadá), IAE (Argentina), Insper (Brasil), FGV (Brasil), UFMG/FGV (Brasil), UVA (Brasil), Queens University (Canadá), Universidade de Pernambuco – UPE (Brasil), University College London (Brasil) e Uniandes (Colômbia).

As empresas inscritas irão apresentar um plano de negócio completo para a introdução no mercado de novas tecnologias e serviços. Entre os projetos estão um demulsificante para a purificação do petróleo, equipamentos para a área médica, plataformas de comércio eletrônico, um equipamentos de segurança automotiva, uma solução de armazenagem para a área agrícola, uma solução para redução do consumo de energia elétrica e outros (disponíveis em http://bit.ly/fp3po5).

O corpo de jurados é formado por representantes de fundos de venture capital, como BR|Opportunities, DGF, Vox Capital e Criatec, executivos de grandes empresas, como Santander, Telefônica, Sandvik, H Stern, BuscaPé e Grupo RBS, além de empreendedores (Bio for Life, Direct Talk, SixPix, Allagi, Startupi, Makesys, etc.) e representantes de entidades ligadas ao empreendedorismo como o Sebrae-SP.

A etapa final da competição acontece na sede da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, nos dias 24 e 25 de fevereiro. O ganhador da competição recebe prêmios no valor de R$ 10 mil e um convite para participar do Venture Labs Investment Competition, a maior competição do gênero, em Austin, no Texas, disputando o prêmio de US$ 100 mil.

De acordo com o II Censo da Indústria Brasileira de Private Equity e Venture Capital, da FGV, no ano de 2009 7% da empresas investidas de venture capital foram oriundas das competições de planos de negócios.

LATIN MOOT CORP OPEN PITCH

O Latin Moot Corp irá realizar pela primeira vez uma sessão aberta de pitches, além das tradicionais apresentações dos planos de negócios com vínculo acadêmico. Esta será uma oportunidade única para apresentar startups empresa a investidores de renome, executivos e empreendedores, receber feedback e ter a chance de receber investimento, além de atrair potenciais clientes e criar rede de relacionamentos. Serão selecionados empreendedores sem vínculo acadêmico, já em estágio inicial, que demonstrem potencial de investimento.

O empreendedor tem até 19 de fevereiro para enviar um sumário executivo de uma página (veja o modelo: bit.ly/esmodel) para openpitch@latinmootcorp.org. Os selecionados serão divulgados através do website www.latinmootcorp.org no dia 21 de fevereiro e deverão apresentar-se na sexta-feira, dia 25 de fevereiro, das 13h30 às 15 horas no Salão Nobre da FGV em São Paulo.

A programação completa está disponível no site www.latinmootcorp.org.

Saudações,

@renejrfernandes