O nome Guidu é uma redução do termo guide you: um guia feito por e para você. O portal atua como um guia de bares, baladas, restaurante e cinema, com o diferencial inovador de conteúdo colaborativo, onde os usuários opinam sobre os estabelecimentos e compartilham experiências.
– Este texto foi enviado para divulgação.
Baseado em modelos internacionais e único no Brasil, o Guidu é um guia 100% baseado em conteúdo de pessoas, tem como proposta transferir o comportamento off line ao mundo online e almeja atingir 10 milhões de usuários.
Ser a maior rede de entretenimento com foco em conteúdo gerado pelos próprios internautas, acompanhando a era da web 2.0 e colaborativa. Esse é o principal objetivo do Guidu, que chega ao mercado com uma arrojada meta de atingir 10 milhões de usuários pelo conceito inovador proposto pelo portal.
A ideia partiu dos empreendedores Paulo Veras, fundador do primeiro guia online do Brasil, o Guia SP, tendo atuado nos últimos cinco anos como Diretor Geral da Endeavor Brasil e atual membro do conselho da Instituição e de Marcus Andrade, que se tornou especialista em empreendedorismo pelos quatro anos de experiência acumulados também na Endeavor, entre outras organizações conexas ao tema.
O Guidu chega para o consumidor ávido pelo ambiente online, que busca informações sobre lazer e entretenimento na internet, porém com relevância de conteúdo, isento de opiniões formadas pelos tradicionais críticos de estabelecimentos. O portal funciona como uma grande rede social de entretenimento, onde os usuários podem criar suas próprias páginas e atuarem como autores em relação à opinião por determinado filme, bar, balada ou restaurante.
Com mais de três mil estabelecimentos cadastrados, o Guidu já nasce para atender a dois perfis de usuários, o que procura por lugares para sair e o que interage, compartilhando suas opiniões vivenciadas em determinado lugar, o que está acontecendo na cidade, apontando os pontos positivos e/ou negativos sobre sua experiência.
Marcus Andrade, Sócio Fundador do Guidu, explica que o portal funciona de forma a trazer informações realmente verdadeiras em relação à opinião dos usuários por meio dos locais que frequentam.
Hoje você encontra guias na internet, onde a descrição e opinião sobre determinado local tem referência de um crítico profissional e não o que realmente queremos ver: um guia baseado na opinião de quem já passou por lá. Exatamente como acontece no mundo real, onde as pessoas trocam experiências e acabam levando umas as outras a lugares que consideraram interessantes. Queremos ser a maior plataforma de troca de experiência de entretenimento do Brasil, com conteúdo relevante e feito por pessoas reais.
Para colocar o portal no ar, o investimento foi de R$ 2 milhões e, entre os diferenciais do Guidu, estão, primeiramente, o pioneirismo desse conceito e, além disso, promover relações sociais, visto que é possível seguir pessoas que tem afinidade ou similaridade entre si.
Para disseminar a marca, o Guidu está investindo em SEO - Search Engine Optimization – links patrocinados, e-mail marketing e forte presença nas redes sociais como blogs, Twitter, Facebook , You Tube e Orkut. A agência Player foi a responsável pelo desenvolvimento de toda a plataforma interativa online.
Expectativas
Para chegar a 10 milhões de usuários, o Guidu já tem entre seus planos de inovação o de lançar, em breve, o primeiro engine de recomendação de estabelecimentos no Brasil, baseado nas opiniões e notas dos usuários, com recomendações específicas para cada internauta.
Na parte de categorias, o portal deve receber posteriormente indicações de shows, teatro, museus e atividades outdoor. Atualmente a atuação está centralizada em São Paulo, mas a expectativa é chegar a pelo menos mais duas cidades ainda esse ano. Para 2011, a meta está em manter presença nas principais capitais do país.
Os usuários também poderão fazer parte do social gaming, que premia aquele que é expert em uma determinada categoria, revertendo esses pontos em benefícios.
A forma que os sócios pretendem ter o retorno financeiro investido é através de patrocínio ao Guidu, feito por empresas/marcas que almejam terem os seus nomes ligados a uma plataforma como o Guidu.
8 comments
Parabéns Paulo e Marcus!
Desejo que vocês realmente consigam viabilizar um grande número de usuários para que o serviço seja útil, com certeza pensaram um ótimas features como diferencias. Mas não acredito que o conceito em si seja tão inovador…aliás tem sido uma tendência bem forte misturar redes sociais com features de geolocalização. Vários gringos estão praticando isso, no Brasil temos alguns tb como o Kekanto http://startupi.com.br/2010/kekanto-a-reputacao-d…
Volto a dizer que torço para vocês decolarem o GUIDU e que com certeza pensaram em uma série de diferenciais para torná-lo único.
Sucesso!
Parabéns ao fundadores, porém discordo com o texto informado pois não vejo nada de pionerismo no Guidu, vez que funciona exatamente nos moldes do já existente iCity – http://www.icity.com.br , o qual utilizo e acompanho a mais de ano. Porém é mais uma ótima opção para nós consumidores pois nos auxilia a não acreditarmos meramente de releases comprados e/ou patrocinados.
Renato.
Olá Roberto tudo bem!?
Obrigado pelas palavras!
O foco do Guidu é entretenimento! oferecendo ao usuário a possibilidade de compartilhar suas experiências e também ajuda-lo a escolher o melhor programa na cidade, sempre baseado em opiniões reais!
O Kekanto é uma iniciativa muito bacana mas não tem o foco em entretenimento, eles cobrem outras categorias também como médicos, mecânicos etc.
O Guidu foi lançado semana passada e em breve teremos novas features para cada vez mais ajudar o nosso usuário a se divertir! ;-)
Abraço,
Marcus
Olá Renato tudo bem!?
Como comentei acima, o Guidu tem foco em entretenimento. O Icity é um projeto muito interessante mas tb tem muitas outras categorias como farmácias, floriculturas etc.
Em breve vamos lançar novas features para ajudar ainda mais nosso usuário a se divertir na cidade! Sempre com opiniões reais! ;-)
Abraço,
Marcus
Gostei do serviço, de fato é interessante saber a opinião de alguém que já freqüentou um restaurante, boate, barzinho, etc.
Agora, fiquei pasmo com o investimento de 2 milhões. Marcus, onde se gasta isso tudo na criação de um site? Imaginava que o valor fosse ser bem mais baixo.
Olá Wesley tudo bem?
Que bom que vc gostou do Guidu!
O Investimento contempla não só a criação do site mas também as próximas atualizações e novas funcionalidades que estão em nosso funil de desenvolvimento, a contratação de um time qualificado para tornar o Guidu realidade e também em MKT!
Wesley, o Guidu é um projeto muito ambicioso (no bom sentido da palavra), queremos mudar a forma com que as pessoas discutem e consomem entretenimento na web!
Abraço
Marcus
bem bacana o guidu, mas eu vi um que chama baladacam…mesma proposta do guidu mas eles têm câmera ao vivo dentro do restaurante..show de bola – procurem no google por baladacam e aproveite a festa ou vai direto http://www. baladacam.com.br
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