Você tem certeza de como as coisas funcionam no Brasil, nos negócios, na Internet, no interior, na cabeça dos jovens? Tem certeza de que sabe de onde vem a inovação, vislumbra, acompanha ou antecede as mudanças de hábitos?
Eu não – graças! Passo o olho nas grandes coisas, sim, mas passo o tempo é tentando encontrar o próximo fora da curva que talvez consiga uma margem de atuação escalável digna de game changer, disruptor de mercado.
Vejam esse cara que mal está entrando no Ensino Médio, estuda programação desde os 10 anos, cria produtos desde os 12, tem sócios de verdade e ajuda em um dos mais destacados coletivos de crowdsourcing do país. Ah, ele idolatra Steve Jobs (como a maioria dos geeks), admira o Jonny Ken e o Kaue Linden, sonha em blogar dentro de um portal grande e também adora e recomenda os serviços de quem é quase seu concorrente!
Já ouviu falar no Novos Followers? É um daqueles scripts (que o teeenager lançou) usados para aumentar artificialmente o número de seguidores no Twitter (o que incomoda puritanos da autenticidade contraria quem aposta num engajamento mais orgânico, real e, por assim dizer, honesto). Fato é que, por exemplo, um brasileiro foi o primeiro a disponibilizar uma solução com demanda crescente, antes mesmo de o Twitter liberar sua API! Ok, esse é o Dan Salles – do TwitterCentral, outro pacote de funcionalidades incluindo script -, outro desenvolvedor cheio de iniciativa (que criou também o primeiro censo brasileiro sobre o Twitter).
Os diferenciais inovadores do NovosFollowers, lançado em novembro, quando João ainda tinha 14 anos, e remodelado em janeiro, são: 1) não requer que o usuário forneça login, pois baseia-se no sistema oficial de autenticação intermediada o Auth; e 2) não apenas segue os followers dos outros usuários que estão na fila da multiplicação de seguidores, nem segue de volta as pessoas que passam a seguir seu perfil (o que faria seu perfil ser um grande seguidor, além de um grande seguido).
Entretanto, via voip lá do alto do home office da Zuugy Networks (esse é o nome da empresa dele) em Governador Valadares/MG, o ex-dono de comunidades hackers no Orkut (algumas com mais de 1 milhão de usuários e vendidas por valores entre 100 e mil Reais) João Pedro C. Motta (que também é blogueiro e administrador no WebDicas) não faz com que eu entenda direito como tudo funciona. Mas entendi que, entre bases de dados em ISO e uma API de geolocalização externa, o Novos Followers apenas consulta os IPs dos usuários, sem arquivá-los (por motivos de privacidade).
Não que isso importe nessa matéria! Observem que o objetivo não é recomendar o script, aplicativo, software social (que não se compara ao contexto sofisticado de uma Amanaiê, Mentez ou Zynga, nem investigar a natureza dos esforços e efeitos disso que o jovem cria, muito menos avaliar o plano de negócios dele (que já mostra ter um certo tino, pois cobra mais quando vê que é para uso comercial).
O que pretendo é mostrar a história dele, entre algumas totalmente fora da curva num Brasil de quase 200 milhões de habitantes! É uma ideia na cabeça e uma conexão. Ou vice-versa, ou tudo no plural, multiplicado por N experiências e possibilidades. Sim, João (o oficial) já fez ferramentas para Orkut, ganhou muitos usuários, leitores, um público praticamente cativo.
“Muito dinheiro está seguindo você”
O mais novo brinquedinho de João é também uma máquina de dinheiro? Tem 100 mil usuários, quase todos no Brasil (mais uns 500 em Portugal e uns 3 mil nos EUA) e vários deles pagam R$ 100,00 (empresas pagam na ordem de milhares) para usar funcionalidades exclusivas (de mineração de perfis) e para não enviar pelo seu Twitter as campanhas das empresas que contratam o Novos Followers – ou a famosa mensagem automática que tem o efeito de spam.
João não confirma valores, mas vive bem fazendo também alguns sites e sistemas e tem dois sócios capitalistas. Me parecem que estão em algum lugar entre os FFF e os angel investors (veja aqui e aqui). Custeiam despesas com servidores dedicados, IPs dedicados, até custos variáveis, envolvendo um projeto em desenvolvimento (ele me contou mas pediu para não publicar) que, quando sair, vai dar o que falar – além de dinheiro e perturbação na concorrência em dois setores!
Detalhe: na escola e entre amigos, poucos sabem realmente o que João faz. A família sabe, mas os pais só sabem ver email e Orkut, não tiveram influência no que o garoto aprendeu a fazer – com exceção de um primo dele que mora no Espírito Santo, tem 25 anos, é funcionário de TI e “dá muita força, e um caminho no Java”. Alguns parentes o consideram vagabundo, por passar tanto tempo no computador: “acham que fico brincando e jogando, não acreditam que pode ser uma profissão”. Para variar (mesmo), ele não foi influenciado por games; apenas gostava de web, mesmo, a ponto de ter inclusive feito sozinho o design do Novos Followers.
“Eu via o pessoal falando de Delphi, Php, então ia no Google, baixava scripts, manuais e ia aprendendo”, conta João Pedro. O primeiro script dele foi um Delphi que buscava dados da Mega Sena; o segundo foi um browser em Delphi baseado no IE; o terceiro foi um administrador de webradio em Php. “Hoje, se eu preciso de um plugin para WordPress, eu crio; se preciso de um servidor Proxy, eu crio”.
“Meu sonho é um dia conseguir me firmar na web, ter um nome respeitado e mostrar para todos que, independente da sua idade, você pode ser bom em alguma coisa”, compartilha. “Eu penso que o papel do jovem nesta nova era do TI é muito importante, pois os jovens atualmente são uma fonte incessante de criatividade, e eles estão com seus lugares garantidos nas suas área. Para mim, o futuro está na mão dos jovens e eles devem ser valorizados pelas empresas”, defende.
Ah, João também quer ser jornalista. Certamente um bem melhor do que eu na hora de explicar detalhes técnicos, e com um salto quântico qualitativo comparado a grande maioria que atua na mídia de massa. Ou mesmo na web, pessoal aborda temas de tecnologia, mídias digitais e empreendedorismo por força do apelo, do hype, do auê, da moda – sem muita propriedade, mas, de qualquer forma, dando a luz a temas interessantes, sem contar que empreendedorismo é tema de importância estratégica.
Só sei que o nosso João é mais criativo, inovador e empreendedor que os deles. Quero ver o que ele vai ser quando crescer e (sem desmerecer toda uma turma exemplar que eu admiro e boto em evidência aqui) quero saber se tem mais desse tipo por aí (podem me avisar no Diego arroba startupi.com.br).

João tomou a liberdade de testar o Novos Followers no Startupi: em 15min, subimos de 2.918 para 3.523 seguidores. Em 18h, uns 200 (provavelmente desses 500 novos) pararam de nos seguir.
23 comments
Novos Followers é do mesmo criador do Follow Zilla (que tinha a mesma função do outro, mas hoje está fora do ar), site que teve seus dois domínios <a href="http://(http://followzilla.com” target=”_blank”>(http://followzilla.com ehttp://followzilla.com.br) detectados como phishing, o que lhes obrigou a migrar parahttp://fwzilla.com.br ehttp://fwzilla.com.
Há alguns meses atrás entrei em contato com a empresa que hospeda o sistema, mas eles se NEGARAM a atender minha "denuncia".
Pra ser sincera eu usei durante 5 minutos e não gostei , completamente horrível, prefiro a moda antiga , ir conquistando as pessoas pelo que acho ou digo na minha pagina.
"para aumentar artificialmente o número de seguidores no Twitter (o que incomoda puritanos da autenticidade)"
Puritanos da autenticidade não, puritanos da honestidade. Há uma grande diferença.
Twitter não é álbum de figurinha pra encher. Muito menos roubando as figurinhas…
Legal mesmo. O cara desenvolve muito cedo e já a visão acertada de que o sistema tem que dar retorno.
Sobre não armazenar dados dos usuários o texto leva a entender que o serviço não armazena nada, porém só para o oAuth funcionar, no mínimo ele guarda a chave de autorização. Assim pode twetar pelo usuário quando quiser, tanto que usa isso em algumas campanhas.
E ainda o texto fala que o cara "minera" perfis. Provavelmente para as empresas usarem um "autofollow"?
Interessante que no Brasil "investidores" gostam disso… gostam da Power.com…
Tudo muito legal, pena ser evil.
oi Dirs
realmente, o que achei interessante citar é o perfil do cara, como uma tendência. estou aqui para isso também!
quanto ao lado evil ou não, só posso levantar informações e sugerir comparações. cada um que avalie.
obrigado por comentar! vc tmb é um dos jovens notáveis a que me referi ;)
aliás, o que me conta de novidade aí pelos lados do BuzzVolume?
abraço, boa sorte
oi Flávia, obrigado por compartilhar sua experiência e visão. essa forma tradicional realmente é a mais orgânica, natural, para um engajamento realmente co-elaborado.
abraço!
oi Rodrigo! realmente peguei pesado, até vou ajeitar no post.
fiz isso justamente para evidenciar o contraste de posicionamento. interessante perceber a noção de utilidade e negócios dos bem jovens. interessante ainda o fato de muita gente usar isso, inclusive investir dinheiro.
pessoalmente, também defendo e faço uso do relacionamento e engajamento mais orgânico, mas dessa vez fizemos um pequeno teste, que não vai se repetir. quem nos acompanha de verdade, as pessoas com quem interagimos, talvez possam compreender que a gente precisa ter um certo conhecimento de causa, às vezes.
e você, tudo bem por aí? o que anda fazendo? e o que acha legal mostrarmos aqui?
forte abraço, tudo de bom, até mais!
Eu acredito que este tipo de serviço desses realmente tem grande potencial de dar se tornar rentável. Mas acho o modelo de negócios evil, e acredito que tende a levar empresas e marcas a acabar confundindo "estar nas redes sociais" com "presença online".
Não condeno de maneira alguma, qualquer um é livre para usar o serviço que quiser. Mas não acho que este tipo de startup seja sustentável.
Grande abraço,
Diego Gomes
Belo comentário. Obrigado1
Teus leitores estão de parabéns, todos têm cérebro.
Abs.
Louvável a dedicação do João. Esse é o seu maior diferencial!
Também acho.
Acredito que o serviço que ele desenvolveu cobre uma parcela (grande) do povo tuiteiro que, na busca de um pseudo-status-social-virtual – tipo o povo que cria mais de um perfil no Orkut pra ter o "prazer" de escrever "LOTADO" em outro – gosta de acreditar quem tem muita gente "interessada" no que escreve ou até por outro motivo como spams…. bem não importa a dedicação dele realmente é o maior diferencial. Quem dizer o contrário, para mim, é apenas uma pessoa tentando reprimir o que não conseguiu ser quando tinha 15 anos.
x.o.x.o
Também acho.
Acredito que o serviço que ele desenvolveu cobre uma parcela (grande) do povo tuiteiro que, na busca de um pseudo-status-social-virtual – tipo o povo que cria mais de um perfil no Orkut pra ter o "prazer" de escrever "LOTADO" em outro – gosta de acreditar que tem muita gente "interessada" no que escreve ou até por outro motivo como spams. Bem, não importa, a dedicação dele realmente é o maior diferencial. Quem disser o contrário, para mim, é apenas uma pessoa tentando reprimir o que não conseguiu ser quando tinha 15 anos.
x.o.x.o
Muito legal a história do João. Me identifiquei muito com ele. Hoje tenho 17 anos, amo informática e tecnologia. Desde os meus 5 anos de idade acesso a internet e tenho contato direto com a tecnologia. Antes eu até mentia a idade porque o pessoal não acreditava, mas com 13 anos eu era administrador de comunidades no orkut, desenvolvia sites e tinha contratos de patrocínio. Hoje sou patrocinado pelo XPG e pelo Olhar Digital. Não tive tantas oportunidades que nem o João, mas já tive a experiência de ganhar cursos em faculdades particulares, dar autógrafos e fazer discursos em eventos públicos.
Mas é assim, cada um tem sua história e escrevemos conforme nossa sabedoria e as oportunidades. O João é um grande amigo meu, mesmo nos conhecendo a pouco tempo, ele parece meu irmão (e olha que tenho um irmão que se chama João Pedro, só que é um pouquinho mais novo que ele, rsrs).
Parabéns e sucessos a esse garoto de silício (ops, ouro)! :D
eu acho que ele merece, isso é só mais um incentivo para jovens adolescentes, que querem chegar a maioridade rapidamente para poder criar seus projetos e ganhar dinheiro, perceberem que podem fazer isso antes da maioridade, q nós, adolescentes podemos tudo! até trabalhar!
I don't ordinarily comment but I gotta state thanks for the post on this amazing one :D.
Simply wish to say your article is as surprising. The clarity to your publish is just cool and that i could suppose you are knowledgeable in this subject. Fine along with your permission allow me to seize your RSS feed to keep up to date with approaching post. Thank you one million and please carry on the rewarding work.
I really delighted to find this site on bing, just what I was searching for :D as well saved to fav.
What i don't understood is actually how you are now not really a lot more neatly-appreciated than you may be right now. You are very intelligent. You recognize therefore considerably on the subject of this subject, produced me in my view imagine it from so many various angles. Its like men and women don't seem to be involved unless it's something to do with Girl gaga! Your individual stuffs excellent. Always handle it up!
My brother suggested I would possibly like this website. He was once totally right. This put up actually made my day. You can not consider simply how a lot time I had spent for this info! Thanks!
Another awesome post! Definitely can’t wait for more!
If you're still on the fence: grab your favorite earphones, head down to a Best Buy and ask to plug them into a Zune then an iPod and see which one sounds better to you, and which interface makes you smile more. Then you'll know which is right for you.
Unquestionably believe that which you stated. Your favorite reason appeared to be on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people think about worries that they just do not know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks
Trackbacks
Our apologies, you must be logged in to post a comment.