Mesmo antes de lançarmos o Mapa das startups brasileiras, onde qualquer webpreendedor pode marcar onde está sua startup no mapa, já sabíamos que o Brasil tem vários focos de empreendedorismo web.

Além do eixo sudeste, destaque nessa e em outras áreas, vemos também movimentação sólida e constante no nordeste, no centro-oeste e no sul. E é lá na capital de Santa Catarina, um estado no meio do caminho entre o Rio Grande do Sul (com sua Porto Alegre) e o Paraná (com sua Curitiba), que descobrimos um polo tecnológico bem efervescente, com incubadoras, centros, parques tecnológicos, associações, investidores e leis de inovação em meio às belas praias.

Reunindo um pouco dessa cena, o grupo Floripa Startups foi criado há quase um ano, reunindo cerca de 10 empreendedores em Floripa. “A ideia básica era compartilhar experiências e conhecimentos, além de criar para os envolvidos um ambiente de divã para podermos discutir problemas e oportunidades que eventualmente nem podemos discutir com os nossos respectivos sócios”, explica Eric Santos, entusiasta em lean startups e participante do grupo.

“Recentemente, decidimos abrir essa iniciativa e ampliar para mais pessoas essas oportunidades de compartilhar conhecimentos, em um primeiro momento através de encontros e eventos. Para inaugurar essa série, faremos nesta sexta a transmissão do Simulcast do Startup Lessons Learned Conference em San Francisco. Os links abaixo dão mais detalhes da agenda e dos objetivos do evento:

http://tisc.com.br/artigo/reforco-para-as-startups-de-tecnologia-em-santa-catarina/
http://tisc.com.br/eventos/como-criar-startups-de-sucesso/

Só vamos manter esse grupo menor também por conta dos encontros no estilo divã, já que é necessária uma relação de muita confiança entre os empreendedores, mas nada impede que tenhamos novos membros ao longo do tempo”. Quem quiser participar do grupo e receber mais informações sobre os próximos encontros e eventos, é só se inscrever pelo link http://www.meetup.com/Floripa-Startups.

Estão na pauta do grupo novos encontros sobre outros temas, além da organização de um evento maior sobre startups e empreendedorismo de tecnologia – novamente em Florianópolis, mas desta vez com abrangência nacional.

Essas são as startups e empreendedores que participam do grupo desde o início: