Já são bem conhecidos os benefícios da visualização de volumes de dados, do mapeamento geográfico de focos de atividade e da colaboração em torno de causas. Agilidade de decisão, noção realista do desenvolvimento local e abertura para contribuições são alguns desses benefícios.

Considerando esses benefícios e e a postura das associações de investidores anjo, que fornecem auxílio à gestão e acesso a capital apenas a empreendedores locais, o Startupi e a WikiMapps somaram esforços para proporcionar um mapa colaborativo de startups brasileiras.

A WikiMapps é uma equipe coordenada pelo professor doutor Vasco Furtado, da Universidade Federal de Fortaleza. O exemplo mais popular de mapa colaborativo desenvolvido pela WikiMapps é o WikiCrimes, citado por Clay Shirky (autor de “Aí­ vem todo mundo: organizando sem organizações” e palestrante da CIRS) como exemplo do conceito de cognitive surplus.

cognitive surplus defendido pelo Clay Shirky e exemplificado por ele com o WikiCrimes é a capacidade cognitiva de empreender, que as pessoas que vivem nessa era digital cada vez adquirem mais – ao invés de apenas trabalharem mecanicamente durante o dia e assistirem televisão passivamente à noite. Acreditamos que este novo mapa colaborativo das startups brasileiras ajude a literalmente botar no mapa, mostrar, compartilhar toda capacidade de realização digital dos brasileiros.

No mapa colaborativo das startups brasileiras você pode mapear as iniciativas de empreendimento digital que conhecer. Para usar o mapa, basta usar o login do gmail. Os responsáveis por startups que entraram em contato com o Startupi por meio do formulário já foram convidados por email, pois suas startups já constam no mapa. Resta ainda que o responsável por cada startup especifique um endereço mais preciso para marcar devidamente no mapa.

Uma vez logado, dentro do mapa, é possível cadastrar novas startups (inserindo nome, endereço na web, endereço físico, descrição da startup e tags – basta clicar em marcar no mapa) e inserir fotos e vídeos. Também é possível comentar em cada startup, representada por um marcador, marcar como favorito ou ainda dar pontos de classificação. Em um menu lateral, é possível navegar pelas startups cadastradas.

Vamos lá, startup! Vamos lá, empreendedor digital! Apareça!

Para mais informações Clique aqui