Esta é a última semana de 2009. Antes de entrarmos em um novo ano, é comum pensarmos em como foi o ano que termina. Participei de uma pesquisa feita pelo jornalista brasileiro Julio Vasconcellos, que mora no Vale do Silício e edita para o jornal O Globo o blog “Acelerando a Inovação: aplicando ideias em alta velocidade”.

Julio entrou em contato demonstrando interesse em entender melhor o que acontece no mundo brasileiro das startups. Como mora nos Estados Unidos e não tem um contato direto com a nossa realidade local, entrevistou os seguintes profissionais:

Eric Acher (Monashees), Gustavo Caetano (Samba Tech), Amit Garg (ex-Google), Diego Gomes (Read Write Web Brasil), Gustavo Junqueira (CriatecInseed), Millor Machado (Empreendemia),Simon Olson (FIR Capital), Diego Remus (Startupi), Eduardo Rocha (O Curioso), Eric Santos (Manual da StartupPraesto), Juliano Spyer (Não Zero), e Marcos Tanaka (boo-box).

O resultado das entrevistas resultou em um post bem abrangente sobre o que aconteceu em 2009. Para ler, acesse 2009: Retrospectiva do Empreendedor.

Acompanhe Julio Vasconcellos no Twitter.