Ontem aconteceu mais um ResultsOn Day, promovido pela revista ResultsOn Negócios Inteligentes (parceira nacional de conteúdo do Startupi) para marcar o lançamento de mais uma edição. O evento foi chamado de Ovelhas Negras porque esta edição apresentou o resultado da pesquisa Empreendedor do Ano e 49 startups para ficar de olho – gente inovadora que não se acomoda.

Cheguei no evento no momento em que a Paula Signorini, da Kingo Labs, falava sobre como ir do rascunho de ideias ao plano de negócios. Me impressionei quando ela contou que a empresa só recebeu 1/4 do investimento necessário para um ano e, mesmo assim, gastou bem menos da metade em um semestre. Pulso firme mas desapego ao preciosismo: “se o mercado quer soluções para Twitter, tudo bem deixar as melhores ideias na gaveta”. Excelente!

Em seguida, Romero Rodrigues explicou como o Grupo Buscapé posiciona seus serviços entre desenvolvedores independentes de aplicativos, publishers (como blogueiros) e anunciantes. “Cinco anos atrás, se alguém nos pedisse a base de dados, jamais compartilharíamos o principal ativo da nossa empresa, cheio de informações que gastamos muito tempo para pesquisar, refinar e organizar. Hoje em dia, é com prazer que disponibilizamos praticamente tudo facilmente para quem quer se tornar nosso parceiro”.

A bola da vez, segundo Romero, é o Lomadee, plataforma que possibilita a desenvolvedores de aplicativos pegarem APIs e transformarem em soluções para gerarem mais cliques nos blogs e sites dos publishers, ou nos celulares com Internet. “Bom para as lojas que anunciam os produtos, bom para o Buscapé, bom para o blogueiro e bom para o desenvolvedor: todo mundo ganha sua porcentagem neste tipo de negócio que só cresce”.

O Fábio Belotti da SP Angels também falou um porção de coisas legais sobre a relação entre empreendedores e investidores. Com certeza os outros também falaram muita coisa interessante, mas aproveitei o evento para conversar com amigos – novos e antigos – até o momento em que anunciaram os resultados.

O Empreendedor do Ano

49 startups para ficar de olho

  • Estante Virtual; Colmeia; Gene ID; Progic, MeAdiciona; Bionext; Samba Internet; Nanox; Kombo; Enox; SMS2blog; Biomater; Tramppo; URBii; PV Inova; Solidarium; Papagallis; Nanoita; Futebol Card; laboratorio; Meu Estúdio; Ikwa; Social Way; Organizze; Silicon Reef; PageStacker; Compra3; Amanaiê; Ninui; Bookess; Boo-box; Direct Labs; Kingo Labs; Endossa; Aorta; Polvora!; The Hub São Paulo; Navegg; Sambatech; Tecnoblu; Videolog; BrandsClub; Clube de autores; Peabirus; Artemisia; Apiki; NetMovies; Sementes de Paz; Bug Agentes Biológicos – leia aqui a respeito de cada uma.