Este ano, quisemos escolher os projetos web mais empreendedores de toda América Latina, com ajuda da comunidade. Das 43 startups nominadas na rodada anterior, foram selecionadas apenas 10 startups mediante o voto da comunidade e a decisão de um jurado editorial.

Este Top 10 é formado por startups de diferentes países e regiões como Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, México e Porto Rico.

Em ordem alfabética:

  • clasemovil_logoClasemovil: Esta startup mexicana busca melhorar a educação na América Latina para estudantes entre 6 e 12 anos, através de três plataformas que integram as necessidades dos estudantes e professores. Possibilitam com isto que os estudantes do Ensino Fundamental possam aprender, crescer e interagir em uma comunidade de aprendizagem online. (Artigo no PulsoSocial);
  • drimio_logoDrimio: Através de sua plataforma, integrada com diversas ferramentas e aplicativos, esta Startup brasileira busca se converter em uma via de comunicação para as marcas e seus consumidores. Graças a ela, neste espaço se pode compartilhar opiniões, ideias e conteúdo em um mesmo lugar. (Artigo no Startupi);
  • eventioz_logoEventioz: Este emprendimento argentino possibilita a criação, promoção e administração de eventos. Em sua plataforma, permite publicar a informação dos eventos em um mesmo lugar. ɉ um serviço completo que vem integrado com diferentes ferramentas e grande variedade de opções. (Artigo na WinRed)
  • helsaude_logoHelpsaude: Plataforma brasileira que conecta os pacientes aos médicos, dentistas, hospitais, clínicas e outros provedores de serviços médicos. Possui una grande base de dados do Brasil, com mais de um milhão de provedores registrados. (Artigo no NovoBr)
  • joincube_logoJoincube:‰ Argentina esta rede social para empresas, cujo propósito é reduzir 40% do tempo que, geralmente, demandam as tarefas administrativas e a integração  efetiva da equipe de trabalho. (Artigo no PulsoSocial)
  • letmego_logoLetmego: Startup colombiana com visão global, que oferece uma novidade nunca antes vista no mercado da indústria hoteleira dentro da web: a possibilidade de que os viajantes apresentem seu itinerário e recebam diferentes ofertas de alojamento. (Artigo no PulsoSocial)
  • navegg_logoNavegg: Serviço brasileiro que permite analisar cada visitante de uma página web. Para isso, reúne os dados de navegação dos usuários dos sites que se encontram agregados en Navegg y, mediante el análisis multivariado, encontram o perfil demográfico de cada visitante. (Artigo no wwwhatsnew e no Startupi)
  • smowtion_logoSmowtion: Esta startup argentina é uma rede de publicidade nascida na Web. Se encarrega de conseguir os melhores anunciantes, seus pedidos e organizar seus pagamentos para vinculá-los com os bloggers lidos pelo público que o anunciante busca. (Artigo no Dotpod)
  • tweetboardTweetboard: Em Porto Rico criaram este microfórum de Twitter que, diferente de qualquer outro aplicativo, é executado em um site web. Sua função principal é permitir trazer a um website as conversações geradas no Twitter e vice-versa . (Artigo no PulsoSocial)
  • twiteame_logoTwitea.me: De origem mexicana, este é um serviço que permite atualizar o seu Twitter a partir do celular como se fosse um SMS. Possui a característica de que os usuários recebam em seu celular mensagens do Twitter enviadas por seus followers. (Artigo no PulsoSocial)

Sem embargo, o melhor é que esta seleção não se encerra com este Top 10, pois em30 de novembro haverá uma competição chamada PiolaPS10, na qual se buscará eleger a melhor startup de 2009.

Para isso, na plataforma Pio.la, cada startup deverá apresentar seu empreendimento durante 3 minutos frente a um grupo de avaliadores, que darão seu feedback e analisarão o produto, a inovação, o mercado, o modelo de negócio e o time de gerenciamento. Ao final da jornada, se apresentação os resultados e a startup selecionada não apenas vai levar alguns prêmios como também o reconhecimento de haver sido considerada a melhor de toda América Latina.

Sem dúvida, será uma grande oportunidade para que as startups da região se façam visíveis e aproveitem o feedback dado tanto pelos avaliadores como pelo público em geral, pois, por ser um evento ao vivo, qualquer pessoa com conexão a Internet poderá fazer parte da audiência.

Este post foi escrito em espanhol por Lina Ceballos e publicado no Pulso Social, parceiro do Startupi para a América Latina. Eu serei um dos avaliadores das startups listadas acima, no dia 30 de novembro, para escolha da melhor da América Latina.