Desde o dia 1o. de Maio passou a valer no estado de São Paulo uma lei que permite a donos de linhas telefônicas (fixas ou celulares) a cadastrar seus números para não mais receber ligações de telemarketing. O Procon é a entidade responsável por gerenciar a lista de quem não quer receber spam telefônico e disponibiliza a informação em formato texto (.cvs) que precisa ser processado para se retirar os números bloqueados. É daí que surge o Posso Ligar , serviço que permite consulta gratuita on-line dos telefones para saber se um número permite ou não recebimento de telemarketing ativo.

O Posso Ligar – que tem um design de gosto duvidoso – pega a lista do Procon todas as manhãs, insere em sua base de dados e corrige alguns problemas como o formato dos números de telefone. Os dados consultados nunca permitem saber a quem pertence a um número, restringindo-se a divulgar se o número pode ou não receber chamadas.

Quando se faz um cadastro o Procon dá até 30 dias para as empresas de telemarketing a incluir a nova informação em sua base de dados. A ideia do Posso Ligar ao oferecer esse serviço gratuito é poder vender para empresas de telemarketing o processamento de mailing gigantescos e faturar com isso.

Quem quiser cadastrar seu número para bloqueio, pode fazer no site do Procon , mas é necessário ser o titular da linha para requerer a restrição. E se você pretende fazer uma ligação de telemarketing é bom consultar o Posso Ligar ou a lista do Procon.