Saber os dados demográficos das pessoas que visitam um site é fundamental para vender espaço publicitário ao mercado. E essa é uma das maiores dificuldades para qualquer tipo de site, já que a maioria não cadastra visitantes e quando o faz as informações coletadas são poucas. Alguns blogs fazem pesquisa demográfica como o Tecnoblog que se não me engano já está fazendo pela segunda vez. Para todos os outros existe agora o Navegg e o Startupi tem 50 convites para distribuir aos seus leitores.

O Navegg é do mesmo criador do Write4net (Adriano Brandão), já analisado aqui , e faz análise “multivariada”, nas palavras do faq do site, que consegue determinar com certa precisão alguns informações demográficas de um internauta. Através dessa análise o Navegg pode concluir o sexo de um visitante, sua faixa etária e outras informações úteis.

O Adriano explica que a precisão da ferramenta é de cerca de 75% e que para efeitos práticos, se um internauta age como uma “mulher de 30 anos”, por exemplo, essa é a informação importante que os sites precisam para formar seu perfil demográfico e não saber se é exatamente uma mulher de 30 anos pois a análise é de comportamento.

Convites

Na última sexta-feira o Mashable, blog americano dedicado a mídias sociais e webapps, fez um post sobre o Navegg e a partir daquele momento um convite para entrar no beta fechado do serviço virou algo disputado a tapa. O próprio Mashable distribuiu cerca de 100 convites rapidamente. O Adriano Brandão oferece aos leitores do Startupi a possibilidade de usar a ferramenta e nós estamos distribuindo aqui 50 convites. Para conseguir o seuvisite esta página e insira o código “TUPI”.