Faz menos de 2 meses que o migre.me surgiu. E desde então mais de 1 milhão de redirecionamentos foi feito pelo serviço. Por redirecionamento entenda-se os cliques nos links gerados. Esses 1 milhão de cliques aconteceram em pouco mais de 48 mil URLs registradas e geraram mais de 53 mil mensagens no Twitter. O que tudo isso significa?

Cada link comprimido pelo migre.me é importante. Imagine a cena: (1) estou navegando pela web e (2) descubro algo legal. (3) Copio a URL desta página e (4) vou até o migre.me. (5) Colo a URL na caixinha de texto e (6) crio sua versão comprimida. (7) Copio essa URL gerada no serviço e (8) vou até oTwitter e (9) escrevo uma mensagem que é (10) enviada. Ufa!

Percebeu? São 10 etapas que todo mundo faz para divulgar uma URL do migre.me no Twitter. Dez etapas. Essa URL precisa ser muito importante para essa pessoa para que ela caminhe por todo esse processo. E é aí que está o pulo do gato, toda URL comprimida no migre.me é importante pra aquela pessoa, ou seja, um belo de um filtro já aconteceu.

Não bastasse isso, as URLs são tuitadas e clicadas. As mais clicadas vão subindo em um ranking. Esse é o segundo filtro, mais apurado ainda. Tudo que sobe no topo do ranking merece ser lido ou visto. Foi filtrado duas vezes e está pedindo a sua atenção. É como se o link fosse selecionado pela teoria de Darwin e está lá, pronto para ser clicado e lido.

E neste mundo no qual a atenção é nosso ativo mais importante – a tal da economia da atenção – nada melhor que bons filtros. E eu gosto dos links do migre.me, afinal você é meu filtro!