Evento sobre empreendedorismo e inovação de 08 a 12 de Novembro. Serão 4 palestras 100% transmitidas online pelo Eventials, totalmente gratuitas.

O Evento Capacitação Empreendedora: Ascensão à Inovação se propõem a criar uma série de cinco mini-cursos e um workshop abordando os temas para a disseminação e o conhecimento da inovação, focando nas ferramentas de gestão necessárias para promover o fenômeno inovativo. O projeto abrangerá todo o território nacional através de um evento on-line, inclusive as regiões interioranas, que carecem de suporte para a inovação. O evento conta com o apoio financeiro do CNPQ através do edital Pró-Inova cujo objetivo é apoiar eventos que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e científico do país.

CRONOGRAMA DE PALESTRAS

DIA 08/11/2010

15H30MIN – PALESTRA – TEMA: O que é Inovação? – PALESTRANTE: João Marcelo Moreira Braga

ESCOPO:

·      O que é Inovação? Quais os tipos de Inovação? Por que Inovar? Como Inovar?

·      O ciclo da Inovação.

·      Ferramentas da Gestão da Inovação;

15H45MIN – PALESTRA – TEMA: Decisão sob incerteza – PALESTRANTE: Philippe Jean Louis Margery

ESCOPO: Estudo de casos de empresas que obtiveram sucesso identificando como seu processo de decisão pode garantir o sucesso quando os dados históricos são de pouca utilidade para as previsões.

16H30MIN – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

16H45MIN – APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE FOMENTO – (Alexandre Cabral – FINEP – Coordenador Regional – Departamento de Promoção Institucional at FINEP Coordenador regional do Prêmio FINEP de Inovação para as regiões Sul (edições 2006 e 2007) e Sudeste + Centro-Oeste (edição 2008). Atua junto aos atores institucionais dos sistemas locais de inovação dos estados destas regiões (Federação de Indústrias, IEL, SEBRAE, Fundação de Amparo à Pesquisa e Redes de Incubadoras) visando o fomento de instrumentos financeiros (subvenção e empréstimos) e não-financeiros (operações de capital de risco e Prêmio de Inovação) da FINEP junto a empresas e instituições. )

17H15MIN – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

DIA 09/11/2010

15H30MIN – PALESTRA – TEMA: Propriedade Intelectual – PALESTRANTE: •    Renato Dolabella Melo

ESCOPO:

·      Conceito de Propriedade Intelectual;

·      Efeitos Econômicos da Propriedade Intelectual;

·      Importância Estratégica da Proteção.

16H30MIN – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

16H45MIN – APRESENTAÇÃO DE ÓRGÃOS DE FOMENTO – FAPESC – (PALESTRANTE À DEFINIR)

17H15M – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

DIA 10/11/2010

15H30MIN – PALESTRA – TEMA: O Pensamento Enxuto no Planejamento de Projetos de Inovação – PALESTRANTE: Luiz Cláudio Parzianello

ESCOPO: Esta palestra irá demonstrar como o pensamento enxuto aplicado no planejamento de releases de negócio irá puxar as características mínimas de produto (Minimum Marketable Fatures / Minimum Viable Product) necessárias para garantir o sucesso do projeto e o crescimento sustentável da inovação tecnológica.

16H30MIN – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

16H45MIN – APRESENTAÇÃO DE ÓRGÃOS DE FOMENTO – (Bizzotto vai falar do case Gene Blumenau) (falar sobre PRÓ-INOVA, AGENTE OPERACIONAL FINEP, PEIEX, PLATIC, ACE e outros)

17H15M – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

DIA 11/11/2010

15H30MIN – PALESTRA – TEMA: Inovação para uma economia sustentável  – PALESTRANTE: Tania Moreira Braga

ESCOPO:

·      Sustentabilidade: da gestão de risco à criação de valor.

·      Sustentabilidade e inovação.

·      Etudos de caso sobre inovações de produto, processo e gestão desenvolvidas a partir de programas de redução de emissão de carbono.

16H30MIN – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

16H45MIN – APRESENTAÇÃO DE ÓRGÃOS DE FOMENTO – (Horst irá definir)

17H15M – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

DIA 12/11/2010

15H30MIN– PALESTRA – TEMA: A estratégia de Inovação de Valor – PALESTRANTE: João Marcelo Moreira Braga

ESCOPO:

·      A Inovação de Valor;

·      Como Criar uma Estratégia de Inovação de Valor;

16H – APRESENTAÇÃO DO CASE DE SUCESSO

16H15MIN – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

16H30MIN – ENCERRAMENTO DAS TEMÁTICAS (15 MINUTOS)

16H45MIN – APRESENTAÇÃO DE ÓRGÃOS DE FOMENTO – (Horst irá definir)

17H15MIN – ESPAÇO PARA INTERAÇÃO DAS PESSOAS INSCRITAS (15 MINUTOS)

PALESTRANTES:

JOÃO MARCELO MOREIRA BRAGA: Mestre em Gestão da Inovação (UFRGS) possui mais de 10 anos de experiência em consultorias de Gestão da Inovação englobando realização de Technology Roadmap e Ciclo de Vida do Produto, gestão de projetos e equipes de P&D e definição da estratégia da inovação. Possui vasta experiência em consultorias e assessorias para Startups, tendo trabalhado com mais de 20 empresas, nas áreas de estratégia, mercado e gestão.

LUIZ CLAUDIO PARZIANELLO: Engenheiro Eletricista pela PUCRS e Mestre em Sistemas Eletrônicos pela USP. Possui mais de 25 anos de experiência em informática, atuando no Brasil e no exterior como consultor e instrutor para grandes organizações interessadas no aperfeiçoamento de suas equipes e na implantação de programas de melhoria de processos de software baseados em Metodologias Ágeis.

RENATO DOLABELLA MELO: Mestre em Direito Econômico pela UFMG (2010). Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2008). Pós-graduado em Direito de Empresa (2008). Graduado em Direito pela UFMG (2005). Professor universitário. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Propriedade Intelectual, Direito do Terceiro Setor, Econômico, Administrativo e Empresarial. Professor de Direito Econômico, Direito do Consumidor, Propriedade Intelectual e Direito do Terceiro Setor.

TANIA MOREIRA BRAGA: Doutora em Economia Aplicada pela Unicamp (2001), mestrado em Ciência Ambiental pela USP (1997) e graduação em Ciências Econômicas pela UFMG (1994). Atualmente trabalha como pesquisadora no IMD, na Suíça, área de Corporate Sustainability Management. Tem experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Regional e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, indicadores, desenvolvimento local, conflito sócio-ambiental, poder local, avaliação institucional e gestão ambiental.

PHILIPPE JEAN LOUIS MARGERY: Mestre em Master of Science in Engineering, Applied Physics pela Royal Institute of Technology da Suécia (1995) e mestrado-profissionalizante em Executive MBA pela Warwick Business School da Inglaterra (2000). Atualmente trabalha como pesquisador no IMD, na Suíça, área de Corporate Innovation.

O link para o evento é este: http://www.eventials.com/proinova.