Hoje foi lançada (em um evento com ampla programação) uma nova edição da revista ResultsON – Negócios inteligentes, especial sobre Geração Y e contendo uma coluna do Startupi. Publicamos a opinião de alguns leitores, mas em alguns casos coube apenas um trecho.
Confira aqui na íntegra o depoimento de Sidnei Oliveira, consultor especializado em gestão de conflitos de geração, escritor, consultor da Kantu Educação Executiva e palestrante no ResultsON Day, que está acontecendo agora.
Quais características definem a Geração Y como diferente das outras?
A Geração Y nasceu em um ambiente de alta estimulação, com todo tipo de incentivo para receber informações, assim como toda facilidade que a tecnologia crescente dos últimos anos pode proporcionar. Isto influenciou tremendamente o modelo de educação deste jovens, afetando completamente os comportamentos reconhecidos e estudados nas gerações anteriores.
Algumas características estão estigmatizando a Geração Y, tais como , “questionadores”, “arrogantes” e “impacientes”, contudo eu acredito que existem características mais adequadas para identificar esta geração. Elas são:
- comunicação interpessoal
- conectividade (ferramentas, questionamentos, busca de integração)
- estilo nas atividades
- colaboração (relacionamentos)
- individualidade (personalização)
- entretenimento (trabalho e lazer juntos)
- foco pessoal
- inovação (desafios, modelo de crescimento e aprendizados)
- resultados (objetividade, foco no curto prazo)
- expectativas
- resiliência (flexibilidade nos modelos estruturados e nas regras)
- integridade (transparência, coerência, honestidade)
- reconhecimento (feedback, valorização)
A Geração Y tem alguma forma específica e diferente de trabalhar e fazer negócios?
Sim. A principal característica é ser totalmente focado em resultados, muitas vezes abandonando as normas e estruturas dos processos. Outra característica muito presente é uma postura mais flexível diante da mudança e inovação, comparado as demais gerações.
Essas características e formas específicas e diferentes costumam ser positivas ou negativas?
Ambas as realidades podem acontecer, contudo, diante da velocidade em que as mudanças acontecem, a tendência é que as influências sejam cada vez mais positivas.
Pode-se perceber que a Geração Y vai se moldando às outras ou vice-versa?
Não acredito que a Geração Y esteja se moldando às outras. Creio que há um princípio de concessão mútua, afinal as gerações mais antigas estão atualmente nas posições de liderança e controle. Qualquer atitude de confronto, normalmente pode ser encarado como rebeldia, assim é mais produtivo para ambas, uma atitude de negociação constante. No longo prazo, poderá se perceber que as demais gerações se moldarão ao estilo da Geração Y. Vemos isso hoje através das tecnologias dos meios de comunicação. É cada vez maior o número de “veteranos” buscando ganhar intimidade com as redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook, etc.
Siga Sidnei Oliveira no Twitter.
Siga ResultsON no Twitter.