A inovação precisa fazer sentido e ter um propósito que aborde as práticas sociais, ambientais e de governança (ESG). Empresas que têm uma visão clara e objetivos estabelecidos conseguem estabelecer produtos e serviços que atendem a desafios como promover energia limpa, mobilidade, transparência e diversidade nos processos.

1. Inovação com propósito

É importante adotar tecnologias que melhoram e dão mais assertividade aos processos. A Transformação Digital aumenta a produtividade, mas ao ser aplicada às práticas ESG ela oferece soluções que apoiam a sustentabilidade no dia a dia e incentiva a divulgação desses valores para os colaboradores, os parceiros e o mercado como um todo.

2. Eficiência operacional

Mais do que plataformas de vendas, é preciso olhar para os canais de comunicação como uma maneira de oferecer conteúdo relevante e educativo, que realmente faça a diferença na vida das pessoas e incentive hábitos como separar o lixo, realizar trabalhos voluntários e agir com ética no dia a dia.

3. Conquistar e engajar os clientes

Publicar relatórios com números sobre as iniciativas sustentáveis e outras práticas ESG é uma forma eficiente de mostrar o que sua empresa faz e a transparência nos processos para o mercado. A tecnologia pode ajudar no monitoramento, na seleção e na sugestão de insights para que o material fique ainda mais completo.

4. Transparência com base em dados

Enquanto a tecnologia oferece a oportunidade de responder e se adaptar mais rapidamente às mudanças, a sustentabilidade apresenta o contexto e a orientação sobre qual caminho seguir dentro das suas iniciativas.

5. Resiliência e versatilidade