Para identificá-los, utilize a matriz Nine Box que ajuda a analisar a diferença entre a performance atual do colaborador e seus resultados esperados. O próximo passo é montar planos individuais de estímulo e desenvolvimento.
Sem reconhecimento, o colaborador busca um novo emprego. Mostre que eles são valorizados pelas suas habilidades e deixe metas e desafios claros, para eles saberem por onde percorrer.
Competências e habilidades podem sempre ser evoluídas. Invista constantemente na evolução dos talentos.
Faça acompanhamentos e feedbacks constantes, monte planos de desenvolvimento alinhados com as ideias e objetivos do colaborador. Também pense na possibilidade de oferecer benefícios flexíveis e customizados.
É fundamental que o gestor esteja preparado para assumir essa função e ter a capacidade de engajar a sua equipe. Então, invista em desenvolver boas lideranças dentro da sua empresa.
Cada vez mais os colaboradores priorizam espaços onde conseguem equilibrar sua vida profissional e pessoal. Repense a carga de trabalho e a possibilidade de horários flexíveis.
Faça constantemente pesquisas com seus colaboradores para identificar oportunidades de melhoria, eles são sua melhor fonte.
Com os talentos internos sendo reconhecidos e engajados, você pode começar a atrair novos talentos para sua equipe. Utilize ferramentas de contratação para auxiliar na busca.