A SoundHound, utilizada pela Netflix e Mercedes-Benz, permite a automação de atendimentos por telefone, transcrição de textos falados, auxílio em serviços de hospedagem e mais. Isso se transforma em uma comunicação assertiva e apropriada para os públicos que preferem a voz. Afinal, conversas trazem um ar de proximidade maior entre a empresa e o cliente.
A IA já está poderosa nesses ambientes a partir dos algoritmos que levam conteúdo personalizado para cada pessoa, e através de ferramentas como chatbots embutidos e definição de público-alvo para anúncios. Se a sua startup trabalhar com todos esses recursos, a comunicação através das redes se torna mais assertiva e ágil. E vale a pena ficar de olho no que mais elas vão trazer — pode ser uma chance perfeita para sair na frente da concorrência.
Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, todos esses sistemas de anúncios exigem conhecimentos específicos e uma série de regras que podem ser facilmente comprometidas por erros humanos. Com inteligência artificial, a situação se torna bem mais eficiente. Várias ferramentas existem para tornar os anúncios mais personalizados, ou rápidos, ou conversacionais.
Toda comunicação precisa de conteúdo, seja texto, imagem, áudio ou vídeo. Algumas IAs estão fazendo sucesso ao criar ilustrações ou textos prontos, como é o caso do Midjourney e do ChatGPT. São recursos ainda sendo otimizados e é preciso ter cuidado ao utilizá-los, mas eles estão cada vez mais robustos, assim como outros que vêm surgindo no mercado.
As IAs são mestres em dados e, por isso, são a solução ideal para identificar quem é o público da sua startup. Desde segmentação para anúncios até análise de grandes bancos de dados, as IAs podem auxiliar startups a entenderem como se comunicar com cada grupo de clientes, especialmente quando há diferentes produtos ou serviços sendo oferecidos.