Marketplaces são ambientes que proporcionam concorrência constante, onde seu negócio é colocado lado a lado com uma variedade de outros vendedores e é preciso se destacar. Além disso, cada plataforma tem suas próprias políticas de comissão, frete e repasse. Compreender essas variáveis é fundamental para evitar surpresas financeiras e garantir uma precificação correta.

1- Marketplaces

Com o entendimento das margens de lucro, é possível agir e ajustar a estratégia se necessário, viabilizando maiores lucros para a empresa. Há quatro tipos de margens que os empreendedores devem se atentar.

2- Margens de lucro

É a medida retirando todos custos e gastos variáveis do produto, como por exemplo os impostos, custo da mercadoria, comissão de venda do produto etc.

3- Margem do Produto

A depender do canal de venda que você trabalhe, pode ser igual à margem do produto, mas tende a levar em consideração outros gastos variáveis referentes ao pedido de venda.

4- Margem dos Pedidos

Você retira da receita líquida de cada canal todos os gastos como CMV, impostos, total de comissão paga para aquele canal e o total de gastos com frete.

5- Margem dos Canais de Venda

É a margem de todas as vendas realizadas pela empresa, onde você retira do faturamento bruto, todas as deduções e gastos variáveis. Esse valor representa o quanto de capital que a operação terá disponível para pagar todos os custos fixos e que, posteriormente, dará o lucro líquido.

6- Margem Total