Marketplaces são ambientes que proporcionam concorrência constante, onde seu negócio é colocado lado a lado com uma variedade de outros vendedores e é preciso se destacar. Além disso, cada plataforma tem suas próprias políticas de comissão, frete e repasse. Compreender essas variáveis é fundamental para evitar surpresas financeiras e garantir uma precificação correta.
Com o entendimento das margens de lucro, é possível agir e ajustar a estratégia se necessário, viabilizando maiores lucros para a empresa. Há quatro tipos de margens que os empreendedores devem se atentar.
É a medida retirando todos custos e gastos variáveis do produto, como por exemplo os impostos, custo da mercadoria, comissão de venda do produto etc.
A depender do canal de venda que você trabalhe, pode ser igual à margem do produto, mas tende a levar em consideração outros gastos variáveis referentes ao pedido de venda.
Você retira da receita líquida de cada canal todos os gastos como CMV, impostos, total de comissão paga para aquele canal e o total de gastos com frete.
É a margem de todas as vendas realizadas pela empresa, onde você retira do faturamento bruto, todas as deduções e gastos variáveis. Esse valor representa o quanto de capital que a operação terá disponível para pagar todos os custos fixos e que, posteriormente, dará o lucro líquido.