Thiago Bertacchini, head de Vendas da Mangopay, explica como prevenir fraudes e fidelizar consumidores com o uso de IAs.
O desafio das fraudes no e-commerce - fraudes em alta! A digitalização trouxe conveniência, mas também aumentou as fraudes. Só em 2022, foram 5,6 milhões de tentativas no Brasil. “A chave é garantir que essa proteção não prejudique a experiência do cliente”, aponta Bertacchini.
Prevenção inteligente desde o início da compra “Análises que identificam a discrepância entre o local de acesso e o endereço de cadastro são um exemplo de como impedir fraudes de forma proativa”, explica o especialista. Desde o primeiro contato com seu site, a IA pode detectar atividades suspeitas, como localização duvidosa ou comportamento incomum.
Tecnologia e biometria na segurança A análise do comportamento, velocidade de digitação e até reconhecimento facial garantem que o cliente é quem ele diz ser, mantendo as compras seguras e ágeis. “Solicitar reconhecimento facial durante uma transação via celular, por exemplo, é um método simples e rápido que pode confirmar a identidade do cliente”, afirma Bertacchini.
Evite falsos positivos! Impedir compras legítimas pode prejudicar suas vendas e afastar clientes. O head de vendas da Mangopay afirma que a IA pode ajudas a balancear segurança e fluidez, evitando bloqueios desnecessários.
Prevenção e fidelização andam juntas Para Bertacchini,uma prevenção eficiente não só bloqueia fraudes, mas também garante uma experiência de compra tranquila, mantendo seus clientes protegidos e satisfeitos.