A Recicli, startup que atua em mineração urbana e reciclagem de Resíduos Industriais Complexos (RCI), recebeu um investimento de R$1,04 milhão por meio da plataforma de equity crowdfunding, Captable, em uma rodada encerrada em julho. Essa é a primeira captação da empresa no mercado, e faz parte da estratégia da empresa para ampliar sua capacidade operacional.
“Esse valor captado representará um grande avanço para a modernização das nossas operações. Sabemos que esta conquista é parte do nosso amadurecimento como empresa, e que esse passo vai gerar um fluxo muito promissor, com novos investimentos, que nos permitirão chegar ainda mais longe”, destaca Paulo Pietrobon, CPO (Chief Project Officer) e um dos sócios fundadores da startup.
O valor do aporte será direcionado para o desenvolvimento de capital intelectual, infraestrutura e desenvolvimento tecnológico. As operações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação se concentram hoje em Belo Horizonte, onde a Recicli desenvolveu parcerias com o Centro de Inovações Tecnológicas (CIT/SENAI) e o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Nucleares (CDTN/UFMG).
Recicli se prepara para expansão com novas unidades e parcerias
A startup também planeja abrir, com a obtenção de novos investimentos, duas novas unidades de pré-processamento nas cidades de Belo Horizonte e Salvador, além de uma usina para o processamento de resíduos eletrônicos com pelo menos 40 colaboradores, em Belo Horizonte.
A Recicli está modernizando sua linha de produção e estrutura de armazenamento para melhorar a eficiência no pré-processamento de materiais, com a conclusão das melhorias prevista para o final do ano. A empresa já destinou adequadamente 30 toneladas de equipamentos nos últimos três anos.
A startup também está expandindo suas áreas de Marketing, Administração, Comercial, TI e Segurança Digital nos escritórios de Aracaju, Salvador e Belo Horizonte. O objetivo é processar 4,5 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, dobrando essa capacidade a cada dois anos e conquistando mais de 10% do mercado na Bahia e Sergipe.
Fundada em 2017 e inicialmente auto-financiada, a Recicli planeja captar R$ 20 milhões em sua primeira rodada de Seed para financiar a expansão das operações. A startup conta com o apoio de parcerias com empresas como Stellantis, Jabil e Anglo American para sustentar seu crescimento.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!