sábado, 12 de setembro de 2026

Estudo GUESS Brasil: número de universitários que querem abrir empresa é quase igual ao dos que querem trabalhar em grandes empresas

Estudo GUESS Brasil: número de universitários que querem abrir empresa é quase igual ao dos que querem trabalhar em grandes empresasUm grupo de professores doutores das universidades Uninove, ESPM e Faccamp conduziu um estudo, apoiado pela Ernst & Young. Ontem, o relatório foi disponibilizado para consulta.

“São 50 páginas com muitos resultados de pesquisa interessantes e que poderão ser úteis para a melhoria da educação superior de nosso país, principalmente com sua colaboração nesse projeto desafiante”, acredita um dos responsáveis, o prof. Dr. Edmilson Lima. O Estudo GUESSS Brasil conta com a participação de 37 IESs de diferentes Estados, nas quais 29.186 estudantes responderam o questionário disponibilizado na internet.

Estudo GUESS Brasil: número de universitários que querem abrir empresa é quase igual ao dos que querem trabalhar em grandes empresasO estudo foi possível no Brasil graças ao apoio financeiro da UNINOVE e sua vinculação ao
projeto Pró-Administração, realizado nessa universidade com fundos da CAPES, órgão do Ministério
da Educação.

Após a coleta dos dados no Brasil, eles foram analisados pela equipe de pesquisa que é autora do presente relatório e é composta pelo coordenador nacional, Edmilson Lima, e pelos também professores doutores Rose Mary Almeida Lopes, da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo – ESPM-SP, Vânia Maria Jorge Nassif, da Faculdade Campo Limpo Paulista – Faccamp e Dirceu da Silva, da UNINOVE. Os três primeiros são especialistas em empreendedorismo e administração de micro, pequenas e médias empresas e o professor Dirceu é especialista em métodos quantitativos e estatística.

Estudo GUESS Brasil: número de universitários que querem abrir empresa é quase igual ao dos que querem trabalhar em grandes empresas

A realização técnica do GUESSS a nível internacional foi assegurada pelos recursos e competências na área de informática da Information Factory GmbH, da Alemanha. O Estudo GUESSS Brasil está ligado ao Projeto Pró-Administração realizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UNINOVE e pôde contar com seu apoio. Veja relatórios de outros países.
Estudo GUESS Brasil: número de universitários que querem abrir empresa é quase igual ao dos que querem trabalhar em grandes empresas

Compartilhe essa notícia