Durante o re:Invent 2024, evento anual da Amazon Web Services realizado em Las Vegas, a empresa anunciou a AWS Education Equity Initiative, um programa que destinará até US$ 100 milhões em créditos de nuvem nos próximos cinco anos. A iniciativa tem como objetivo apoiar organizações educacionais qualificadas ao redor do mundo na criação e ampliação de soluções digitais para aprendizagem, especialmente em comunidades socialmente vulneráveis.
A proposta é capacitar essas organizações para desenvolver inovações tecnológicas, como assistentes de inteligência artificial (IA), currículos de codificação, plataformas de aprendizado, aplicativos móveis, chatbots e ferramentas de conectividade. Para isso, os beneficiários terão acesso ao portfólio de serviços de nuvem da companhia, incluindo tecnologias de IA e aprendizado de máquina (ML). Além disso, arquitetos de soluções da AWS fornecerão suporte técnico e orientações para implementação responsável de IA.
Três organizações exemplificam o potencial da iniciativa
Code.org (EUA): Especializada em educação em ciência da computação para jovens de grupos sub-representados, a organização usará os créditos de nuvem para expandir seu Assistente de Ensino de IA, alimentado pelo Amazon Bedrock. Essa ferramenta já demonstrou reduzir em até 50% o tempo que professores gastam avaliando projetos de codificação, permitindo maior dedicação a planos de aula e orientação personalizada para os alunos.
Rocket Learning (Índia): Voltada para melhorar o aprendizado infantil em comunidades carentes, a Rocket Learning utiliza o Amazon Q no AWS QuickSight para analisar a eficácia de conteúdos educacionais distribuídos por WhatsApp e vídeo. Essa análise otimiza os materiais considerando diferenças culturais e linguísticas, aprimorando os resultados de aprendizado.
Tangible Africa (África): A organização expandirá um currículo de codificação offline, desenvolvido na bigtech, para atingir 10 mil alunos e 120 professores em Gana, Quênia, Uganda e Zâmbia.
Compromisso contínuo da AWS
A AWS Education Equity Initiative amplia o trabalho da Amazon e da AWS em promover oportunidades educacionais e de carreira para alunos em situação de vulnerabilidade. Em 2023, mais de dois milhões de estudantes participaram de 17 milhões de horas de programas educacionais, como o Amazon Future Engineer, focado em ciência da computação para estudantes sub-representados.
Além disso, o Programa de Bolsas de Estudo de IA e ML da AWS já destinou US$ 28 milhões a cerca de 6 mil alunos, preparando-os para carreiras em IA. Com a nova iniciativa, a empresa reforça seu compromisso de colaborar com organizações sem fins lucrativos, empresas sociais e governos para democratizar o acesso a recursos educacionais baseados em tecnologia.
As organizações interessadas podem se inscrever na iniciativa por meio do site oficial da AWS.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!