*Por Ana Carolina Gozzi Quando junho chega, vitrines se enchem de arco-íris, logotipos mudam de cor e a palavra “orgulho” surge como se, sozinha, desse conta de tudo. É bonito. Quase comovente. Mas quem vive a pauta no dia a dia sabe: por trás do marketing colorido, persiste uma hierarquia silenciosa — onde alguns ganham o holofote, e outros seguem no rodapé da sigla. Em 2024, o Brasil manteve um dado brutal: foi, pelo 16º ano seguido, o país que mais matou pessoas trans e travestis no mundo, segundo a ANTRA. Foram 122 assassinatos — a maioria de mulheres trans,…
Autor: Ana Carolina Gozzi
*Por Ana Gozzi Tem algo de irônico e simbólico em abrir o computador em São Paulo para estudar na universidade mais prestigiada do mundo, enquanto o próprio governo dos Estados Unidos tenta deslegitimá-la. Do lado de cá, o café esfriando, a aula começando, o módulo sobre liderança responsável. Do lado de lá, um corte de bilhões, ameaças políticas, tentativas de censura. Harvard formou mais de 150 vencedores do Nobel. Criou presidentes, descobriu vacinas, desafiou injustiças. E agora, em 2025, precisa lutar para existir como sempre foi: livre. O curso que faço — o CLIMB, da Harvard Business School — forma…
*Por Ana Carolina Gozzi Quando eu tinha 15 anos, meu pai chegava em casa do trabalho todos os dias às oito da noite. Às vezes, mais tarde. Ele dizia que isso fazia parte de “construir uma carreira sólida.” Era o preço a pagar para ser bem-sucedido. Eu cresci achando que o sucesso tinha esse formato: longas horas, poucas férias, muitas cobranças e o tempo para a vida pessoal sempre ficando para depois. Hoje, eu trabalho lado a lado com ele. A diferença é que eu não acredito que o sucesso precise ser assim. Quando eu assumi a co-liderança da Compre…
*Por Ana Carolina Gozzi O problema nunca foi a minha competência. Mas bastava entrar numa reunião para perceber que não era isso que estavam avaliando. Já vi olhares procurando outro alguém para falar em meu lugar, já ouvi comentários que resumiam minha presença a um detalhe estético. “Que elegante!”, diziam. Mas e a minha estratégia? E as decisões que tomei para a empresa chegar até aqui? Não foi a única vez. Não será a última. Mulheres aprendem cedo que precisam compensar. Ser mais duras, falar mais firme, estudar mais do que todo mundo – porque um erro nosso, pesa mais.…