A Cicatribio, originada no IFBaiano – Instituto Federal Baiano, chamou atenção no Startup Summit 2024, em Florianópolis (SC), ao apresentar seu gel regenerador para o tratamento de feridas em animais. Feito com propriedades cicatrizantes da mangabeira, o produto combina inovação biotecnológica e sustentabilidade. Além disso, a startup desenvolveu um aplicativo com inteligência artificial para monitorar o tratamento em tempo real e já trabalha em um produto voltado para humanos. A Cicatribio negocia a abertura de uma rodada-anjo de R$ 2 milhões para ampliar seu alcance, consolidar sua atuação no setor de biotecnologia e desenvolver um segundo produto para uso em humanos.
“O produto Cicatribiovet é voltado para regenerar a pele de animais afetados com lesões cutâneas entre 2 a 10 dias e pode ser utilizado em qualquer animal. É um produto natural e não apresenta efeitos colaterais”, conta Saulo Capim, sócio-fundador da startup..
Com um modelo que alia tecnologia e impacto social, a Cicatribio apoia 250 famílias de agricultores e catadores de mangaba no litoral baiano, a maioria delas lideradas por mulheres em situação de vulnerabilidade. “Ensinamos a maneira correta da extração do látex da mangabeira, como também promovemos cursos de produção de alimentos a partir da mangaba, como geleias, licores, biscoito”, explica o CEO. “Isso permite que elas tenham uma renda muita maior e ajuda a desenvolver a economia local de comunidades que estava desassistidas”, acrescenta.
A startup atua no modelo B2B, focada em distruidoras de produtos veterinários no Brasil, mas também disponibiliza o gel para venda no site da companhia e no Mercado Livre. Além disso, a empresa também realiza parcerias com ONGs que cuidam de animais abandonados, para melhorar a qualidade de vida destes pets.
Cicatribio participou de programas do Sebrae para se conectar com investidores
A startup foi selecionada para o programa Catalisa ICT, do Sebrae, em 2021, que estimula o desenvolvimento de deeptechs no Brasil. Desde então, registrou duas patentes, com outras duas em andamento, e se tornou a primeira startup de impacto do IFB. No Startup Summit, recebeu o apoio da investidora-anjo Angélica Nkyn, fundadora da Boom Ventures, e negocia a abertura de uma rodada de R$ 2 milhões para ampliar sua atuação no setor de biotecnologia.
“Estamos criando soluções sustentáveis que impactam vidas e promovem o desenvolvimento econômico regional. Nosso objetivo é expandir tanto o alcance comercial quanto o impacto social”, afirma Capim.
Impacto crescente no ecossistema de inovação
A ação do Sebrae, que conectou a Cicatribio a investidores, selecionou 23 startups de impacto com potencial de investimento entre mais de mil inscritas. Philippe Fauguet, analista de Inovação do Sebrae Nacional, destacou o sucesso da iniciativa: “Apoiamos o empreendedor no que for preciso para que ele possa crescer enquanto empresa e tenha mais chances de conseguir o investimento. Pela primeira vez, fizemos essas rodadas de investimento específicas para as startups de impacto e foi muito bem-sucedida. Diante disso, ano que vem iremos realizar pelo menos mais duas novas rodadas nacionais como essa”.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!