Uma captação adequada deve começar pelo menos oito meses antes do dinheiro acabar. Quanto mais apertado o caixa, mais decisões impensadas serão tomadas, devido à necessidade de entrada de capital. o crescimento da equipe.

1- Timing correto

A startup deve se preocupar em atrair pessoas estratégicas, que tenham experiência na tese de mercado e, se possível, sejam referências no setor. Um investidor adequado trará muito dinheiro e conhecimento para o negócio.

2- Sócios certeiros

A startup deve procurar diversos investidores, analisar o mercado, o perfil de cada um e o que cada pessoa pode agregar no negócio. A maioria das captações ocorre após dezenas de apresentações, com muitos “nãos” para um “sim”.

3- Tentativa e erro

Uma apresentação completa precisa conter detalhes da dor que a empresa tenta resolver, seu modelo de negócio claro, dados financeiros, estudo de concorrência e informações sobre a equipe.

4- Pitch de alto impacto

Ter um plano bem detalhado e segui-lo com consciência traz segurança à rodada e tranquilidade para os investidores, além de guiar melhor a escalada da empresa.

5- Plano de alocação de recursos