Sistema de frenagem em veículos que utiliza discos de metal rotativos, pastilhas de freio e pinças para desacelerar ou parar o veículo. Eles substituíram gradualmente os sistemas de freio a tambor em muitos veículos devido à sua eficiência aprimorada e à capacidade de dissipar o calor de maneira mais eficaz.
A pesquisa e o desenvolvimento contínuos na Fórmula 1 em relação à aerodinâmica resultaram em melhorias significativas na eficiência do combustível e na estabilidade dos carros. Muitos dos conceitos aerodinâmicos avançados foram posteriormente aplicados a carros gerais para melhorar a eficiência e a segurança.
Combinam elementos de transmissões manuais e automáticas para oferecer uma experiência de troca de marchas mais suave e eficiente. A tecnologia de transmissão semiautomática desenvolvida na Fórmula 1 foi mais tarde adaptada para carros de passeio, permitindo mudanças de marchas mais rápidas e suaves.
A Fórmula 1 tem sido um terreno fértil para o desenvolvimento de sistemas avançados de telemetria, que monitoram e transmitem dados em tempo real. Essa tecnologia foi posteriormente adaptada para melhorar os sistemas de diagnóstico e monitoramento de veículos de passeio.
A Fórmula 1 foi pioneira no uso de materiais leves, como fibra de carbono, que ajudam a melhorar a eficiência do combustível e o desempenho geral, e que também foram integrados em carros de produção para aumentar a economia de combustível e melhorar a segurança.