A Fidelizi, startup pioneira no desenvolvimento de Programas de Fidelização de Clientes para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), completa uma década de operações em 2023. Fundada em 2014 como uma spin-off de outro negócio fundado pelo criador do fenômeno infantil Galinha Pintadinha, Juliano Prado, a empresa surgiu da visão dos fundadores em estabelecer conexões duradouras entre empresários e clientes.
Em sua gênese, a Fidelizi visava aprimorar o tradicional cartão fidelidade físico ao substituí-lo por uma solução online. Contudo, ao longo dos anos, a empresa evoluiu substancialmente, transformando-se em um robusto Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), centrado na automação e captação de dados, tendo o programa de fidelidade como peça central.
“Naquela época, em 2014, a internet ainda não era o que é hoje, ainda não existia a cultura do smartphone. Mas a gente já sabia que o mobile era o futuro, então queríamos levar a experiência do cartão fidelidade através do tablet, conta Vitor Kosaka, CEO e fundador da Fidelizi.
A nova abordagem da startup não apenas visa à retenção de clientes, mas também à otimização da experiência do cliente, resultando em maior satisfação e, consequentemente, em maiores taxas de retorno. Vitor ressalta a importância de aplicar o marketing de fidelização, que se concentra em entender os padrões de compra e maximizar os lucros dos estabelecimentos em menor tempo. “A gente coleta dados e ajuda o empreendedor a ter realmente um relacionamento com o cliente dele”, diz.
Tecnologia que gera resultados tangíveis
A solução da Fidelizi se destaca pela simplicidade de implementação: um tablet no balcão de atendimento ou uma interação direta com o cliente possibilitam a adesão ao programa. Surpreendentemente, a plataforma proporciona um aumento de 600% no retorno em comparação com soluções baseadas em aplicativos.
Além disso, oferece múltiplos pontos de entrada para os clientes, incluindo cadastramento via aplicativo do atendente e leitura de QR code. A plataforma coleta dados como nome, data de aniversário, CPF, e-mail e celular, tudo em conformidade com as normas do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo a segurança e privacidade das informações dos clientes.
Além do programa de fidelidade, a Fidelizi oferece uma gama de serviços complementares, como comunicações, consultoria para promoções e realização de pesquisas com os clientes. Atualmente, a startup atende a mais de 1300 estabelecimentos em todo o Brasil, contando com uma base de mais de 3 milhões de usuários.
Ao longo de sua trajetória, foram transacionados mais de R$ 2 bilhões em programas de fidelidade, resultando em uma receita estimulada de R$ 750 milhões para os estabelecimentos parceiros. “Nosso objetivo é entender o comportamento de compra do consumidor e quebrar os padrões de comportamento básico, fazendo o estabelecimento ter mais lucro em menos tempo.”
Cases da Fidelizi
Um dos clientes da Fidelizi é o Sakada Lounge, restaurante na cidade de Medicilândia, no interior do Pará – cidade com cerca de 31 mil habitantes. Cliente da startup desde 2021, a empresa dobrou o faturamento em apenas dois meses, utilizando estratégia de compactação de frequência. Em toda visita, o cliente girava uma roleta de brindes ganhando um prêmio razoavelmente relevante para a próxima visita em dentro de 15 dias. Em 2023 o estabelecimento atingiu R$ 100 mil de faturamento mensal, com crescimento de 700% desde que contratou a startup.
Outro cliente emblemático da Fidelizi é a Hanada Temakeria, que fica em Barueri, interior paulista. O restaurante contratou a startup em 2015 e até hoje já conquistou uma base de mais de 11 mil clientes cadastrados no programa de fidelidade, com mais de 82 mil compras registradas e cerca de R$ 8 milhões transacionados dentro do programa. Destes, cerca de R$ 3 milhões foram gerados apenas com recuperação de clientes inativos que voltaram a comprar.
“Mapeamos que os 5% melhores clientes da Hanada faziam 1 compra a cada 3 meses entre 2015 e 2022 e os 10% melhores, 1 compra a cada 6 meses. Criamos uma lista VIP para clientes com 2 ou mais compras dentro de um mesmo mês, e hoje, esta lista conta com mais de 400 clientes participantes todo mês. Participantes dessa lista têm acesso a prêmios relâmpagos exclusivos, brindes personalizados, acesso a eventos exclusivos e participam de sorteios. O sucesso foi tamanho que hoje já existe uma segunda lista ainda mais exclusiva com clientes que fazem 4 ou mais compras por mês. Essa estratégia mudou radicalmente o comportamento dos clientes, fazendo-os consumir muito mais em menos tempo”, diz Vitor.
Crescimento sólido e perspectivas futuras
Investida pela Bossa Invest, a Fidelizi vem experimentando um crescimento notável, atingindo um aumento de 200% nos últimos dois anos. Atualmente, a equipe tem 41 membros e fica sediada em Campinas, interior de São Paulo. Com um portfólio majoritariamente voltado para o setor de alimentação, a empresa também atende a nichos como moda, pets, farmácias, perfumarias e beleza, áreas com alta recorrência de compras.
Para o futuro, a Fidelizi planeja focar em segmentos específicos, visando tornar seu produto ainda mais adaptado e eficaz. O objetivo é solidificar sua posição como líder no mercado de fidelização voltado para PMEs, consolidando-se como uma peça fundamental no crescimento sustentável de pequenos e médios negócios. “ Estamos em uma fase de estruturação de uma nova rodada, mas a gente vai nichar alguns segmentos mais específicos para deixar o produto mais aderente e mais bem resolvido. Nós mais do que dobramos o ticket médio nos últimos 2 anos com uma solução mais robusta, e agora estamos no caminho para nos consolidarmos como líder no mercado de fidelização direcionado ao PME”, completa.
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